O deputado Cristóvão Norte tem levado a cabo várias visitas, reunido com associações e diversos responsáveis, recebido moções e petições de assembleias municipais e juntas de freguesia, a denunciar o autocaravanismo selvagem como uma praga que põe em causa a sustentabilidade dos recursos e o prestígio do destino Algarve.

O caso paradigmático é o da Costa Vicentina, zona protegida, onde têm sido causados assinaláveis prejuízos económicos, ambientais e sociais.

Verifica-se uma multiplicação de habitações móveis, muitas vezes não cumprindo regras de civilidade, violando espaços de grande fragilidade ambiental, poluindo praias e falésias, num desordenamento penalizador para a região.

Importa, por isso, tomar as medidas adequadas, seja do ponto de vista de revisão da legislação e do pagamento no acto das contra-ordenações, no reforço da fiscalização, no incremento da sinalização, de modo a proteger o interesse paisagístico, turístico e ecológico.

O Algarve não precisa, muito menos deseja, um turismo que violente o seu património natural e se constituía como uma galeria de horrores, como as que muitas vezes as populações locais têm que testemunhar.

Nesse sentido, tal como já fez em diversas audições do Ministro da Economia, Cristóvão Norte, deputado do PSD, a par com José Carlos Barros, exigem que seja dada prioridade à correção desta situação que não pode continuar a merecer o conformismo das entidades públicas

 

Por: Cristóvão Norte