GENEALOGIA por Manuel da Silva Costa | mscosta2000@hotmail.com

O solar dos Nogueira (fig. brasão) fica na Torre do mesmo nome, da freguesia de S. João da Nogueira (Braga).

O primeiro de que temos notícia, Paio Nogueira, casado com Sancha, foi senhor da dita Torre e rico-homem do Imperator totius Hispaniæ D. Afonso VI (1065-1109) e também do seu genro, o Conde D. Henrique (1096-1112) de Portugal.

Mendo Pais e Paio Pais de Nogueira foram filhos de Paio e de Sancha. Mendo ingressou na Ordem dos Templários, enquanto Paio foi herdeiro de seu pai no tempo de D. Afonso Henriques (1128-1185). Paio Pais casou com Mêndola.

Mendo Pais de Nogueira, filho de Paio e de Mêndola foi, como o seu pai e avô, rico-homem e senhor da Torre de Nogueira. Tornou-se também o primeiro senhor de Bobadela (Loures), por mercê do Rei D. Sancho I (1185-1211) de quem foi aio. De Mendo e de sua esposa Beringueira nasceram Paio Mendes Nogueira e João Pais Nogueira que deram continuação ao apelido…

Nas Actas de Vereação de Loulé, Luís Nogueira é citado entre 1487 e 1495 como escudeiro, vereador, tabelião e almotacé durante o mês de Julho de 1493. Devia ter sido familiar dos Nogueira que se seguem…

Belchior Nogueira foi o escrivão da acta de vereação de 1496/10/3.

Álvaro Nogueira pede licença em 1522 para “poder mandar fazer cinza e queimar suas roças e moutas d’alqueve e acirar suas erdades”. Foi vereador no ano seguinte.

Jorge Nogueira em 1524 era vereador e em 1526 um dos homens honrados que tinha a chave do cofre donde eram retirados à sorte, por uma criança, os pelouros dos novos vereadores e juízes.

Ana Nogueira e João António terão casado antes de 1560, data limite dos registos paroquiais da freguesia de S. Clemente (Loulé).

Brites Nogueira foi casada pela mesma altura com Pedro Mendes e era falecida em 1597, quando do casamento de sua filha Maria de Nogueira com Francisco do Vale Valente (filho de Francisco do Vale de Mendonça e de Maria Luís).

Catarina Nogueira, que poderia ser irmã das anteriores Ana e Brites, terá casado pela mesma altura com Baltazar de Gois Ichoa…