Teresa Lourenço | Membro Efetivo da Ordem dos Nutricionistas tmlourenconutricao@gmail.com

Por motivo de um convite realizado pela revista Men’s Health Portugal à Nutricionista Teresa Lourenço que quinzenalmente elucida os nossos leitores com os seus conselhos sobre nutrição e alimentação, recebi na passada semana, através de um telefonema da Teresa, a feliz notícia desta nova etapa na sua vida….

 

Nathalie Dias - Olá Teresinha como estás, então agora já me podes contar a novidade?

Teresa Lourenço - Sim, a jornalista Constança Monteiro Cleto, das revistas Women’s e Men’s Health Portugal, contactou-me, uma vez que estava a escrever uma peça sobre alimentos picantes, sobre a sua possível relação com a perda de peso e possibilidade de colocar em risco a saúde do estomago.

 

ND - E como aconteceu esse contacto. Como souberam de ti?

TL - O contato adveio de vários fatores: Em primeiro lugar por já ter escrito um artigo para o V/ jornal em setembro de 2018 com o título: “Como é bom comer comida picante”, onde abordava o tema da importância do picante.

Em segundo lugar por procurar sempre utilizar informação cientificamente atualizada e adequada quer na minha prática clínica, quer nos artigos que escrevo.

E por último, fator muito relevante para eles, o facto de ser nutricionista credenciada ou seja, membro da Ordem dos Nutricionistas.

 

ND - E vais escrever sobre que temática, e em que termos?

TL - Foi uma situação pontual, onde desmitifiquei e expliquei o que as últimas evidências defendem sobre o potencial da capsaicina (composto ativo das pimentas) na redução de peso e quais as melhores formas de consumir picante.

 

ND - Olha que bom, então quer dizer que agora vais escrever para uma revista de renome, mas não estarás a pensar em abandonar os teus seguidores da Voz de Loulé e da Voz do Algarve?

TL - Desde Abril de 2016 que colaboro com muito gosto convosco, é interessante ver como as pessoas nos reconhecem através dos artigos que escrevemos e é muito gratificante que gostem do nosso trabalho e o valorizem.

Que é o que tem acontecido, ainda no final do ano passado fui fazer um workshop a uma empresa no concelho de Loulé e uma das funcionárias (participante do workshop) reconheceu-me do jornal, assim como já tive clientes nas consultas que tinham vindo através dos artigos que gostavam de ler no jornal quer em papel quer online.

Cada vez mais, a imagem nas redes sociais e a informação que se partilha na internet é crucial para o sucesso ou insucesso profissional de um freelancer que é o meu caso.

 

ND - É bom saber que através das crónicas publicadas nos nossos jornais, os que connosco colaboram, obtêm visibilidade e principalmente continuidade e credibilidade em termos profissionais, mas conta, não tens parado…. desde a tua graduação até agora já tens um percurso invejável, o que tens feito?

TL - Bem, não gosto de elogiar o meu trabalho.

Tenho sempre um cliché que me guia, isto é, acho que tudo acontece por uma razão e no momento certo.

Adoro o que faço e penso que isso é fundamental para ter sucesso com os meus clientes.

Para se transmitir motivação é necessário que se esteja motivado, os meus dias nunca são iguais e isso dá-me alento para me levantar todos os dias e ir trabalhar.

Adoro quando os meus clientes atingem os objetivos a que nos propusemos, sim, porque todas as consultas são metas conjuntas (minhas e deles).

Dou consultas em vários locais (Tavira, Fuseta, Estoi, Faro, Loulé e Quarteira) – é quase uma metade do Algarve - para além disso sou formadora em duas empresas (Vila Real de Sto António e Loulé), em paralelo escrevo artigos para o Jornal A Voz de Loulé / A Voz do Algarve; mais recentemente abracei um projeto da criação de uma rubrica semanal na Rádio Gilão com o nome “A Balança da Teresa”, onde tenho a hipótese de desmitificar teorias relativas à alimentação e oferecer sugestões aos ouvintes para não causarem danos à balança.

A juntar a isto tudo, tenho os acompanhamentos nutricionais online para qualquer parte do Mundo, procuro atualizar as redes sociais profissionais (facebook e Instagram) com novidades alimentares, notícias, receitas e com casos de pacientes que atingiram os objetivos com muito sucesso e têm interesse de partilhar a sua felicidade como forma motivacional, para outros pacientes que estão no mesmo caminho (melhorar a composição corporal).

Procuro participar em formações/cursos na minha área, uma vez que ser membro da Ordem dos Nutricionistas “obriga” a uma atualização permanente de conhecimentos e claro, quanto mais conhecimento de qualidade melhor o serviço disponibilizado aos meus clientes.

 

ND - Bom, já prevejo um futuro brilhante, o próximo passo vai ser certamente um livro…

TL - Bem… quem sabe…foi algo que já teve em cima de mesa…e… talvez ainda retorne…

 

Nathalie Dias