A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e a presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Conceição Cabrita, inauguraram o novo Farolim e a Reconstrução da Cabeça do Quebra-Mar Poente da Barra de Vila Real de Santo António.

A empreitada foi realizada pela Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), representando um investimento total de 500.000€.

Esta obra teve início em setembro de 2018, após concurso público realizado para o efeito, em consequência da tempestade EMA que assolou o algarve em fevereiro de 2018 e provocou a destruição total da cabeça do quebra-mar poente da barra de Vila Real de Santo António, deixando esta barra internacional sem assinalamento marítimo.                                                                                                                               

Recorde-se que o quebra-mar de Vila Real de Santo António foi construído há mais de três décadas, numa altura em que já não havia mineração proveniente da mina de S. Domingos, mas ainda assim numa altura importante para manter viável o que era então o maior porto comercial do Algarve. Todavia, a construção deste quebra-mar nunca foi devidamente concluída. Ficou a faltar a laje do coroamento e o farolim para sinalização marítima.

A solução encontrada para o farolim foi a de instalar provisoriamente um farolim que se manteve “definitivo” até aos temporais de fevereiro de 2018, dos quais resultaram a destruição da cabeça do quebra-mar, do provisório farolim e mais 20 m do seu corpo principal.

 

Por: Unimagem