Dado o sucesso dos trabalhos arqueológicos do ano passado, iniciou-se a segunda campanha de escavação no Castelo Velho de Safara, a decorrer durante os meses de Junho e Julho de 2019.

Até ao momento foram já identificadas várias estruturas datadas da época Romano Republicana (século I a.C.), destacando-se vários troços de muralha à qual estão adossados diversos pequenos compartimentos provavelmente destinados ao armazenamento de recursos alimentares.

Paralela à muralha, encontrou-se uma via de circulação junto da qual é possível que se tenha desenvolvido a zona residencial do povoado. A cultura material confirma a presença romana, mas indicia também uma forte presença de populações da II Idade do Ferro (séculos IV a I a.C.), havendo igualmente vestígios cerâmicos datados do 3.o milénio a.C., de cronologia Calcolítica. 

Entre a equipa internacional da South-West Archaeology Digs (SWAD) constam participantes de mais de 10 nacionalidades, estando a direção científica a cargo dos portugueses Mariana Nabais e Rui Monge Soares. Os trabalhos arqueológicos têm o apoio de várias entidades, como a University College London, a University College Dublin, a Câmara Municipal de Moura, a União de Juntas de Freguesia de Safara e Santo Aleixo, ADC Moura e a Empark. 

Durante a escavação têm vindo a decorrer atividades pedagógicas com os alunos da Escola Primária de Safara, que caminharam  com a visita dos alunos ao sítio arqueológico. No dia 20 de Julho realiza-se o Dia Aberto, em que todos os interessados estão convidados a participar numa visita ao Castelo Velho de Safara e à escavação, e a apreciar os artefactos descobertos no local. 

No final das escavações, entre 30 de Agosto e 1 de Setembro, realiza-se na Casa da Moagem de Safara uma exposição da fotógrafa Ana Paganini sobre os trabalhos desenvolvidos pela SWAD, bem como uma palestra dos arqueólogos responsáveis reportando os resultados das campanhas arqueológicas realizadas. 

A Câmara Municipal de Moura apoiou desde o primeiro momento este projeto, tendo disponibilizado, este ano, um conjunto de recursos, designadamente financeiros, transporte, topografia e visitas guiadas ao centro histórico da cidade. 

 
Por: C M Moura