Campanha de reciclagem decorre de 22 de Julho a 5 de Agosto

De 22 de julho a 5 de agosto de 2019 todos os residentes no concelho de Silves poderão entregar papel, cartão e embalagens, e receber prémios medievais, já que pelo quinto ano consecutivo a Feira Medieval de Silves será um «EcoEvento» e estará associado a uma campanha da autarquia que decorre desde maio deste ano chamada «Lixo Zero – Ambiente 100».

«Essa campanha será o mote para continuarmos um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido há já cinco edições da Feira Medieval, altura em que passamos a ter o evento certificado como «EcoEvento» pela Algar (empresa certificada e responsável pelo Sistema de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos - RSU do Algarve)», explica a Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma. «É nossa preocupação central sensibilizar quem vem à Feira para que use corretamente os recipientes do lixo e colabore na preservação do ambiente. Se todos colaborarem, os números relativos a resíduos que enviamos para reciclagem continuarão a aumentar e teremos um evento com uma pegada ecológica cada vez menor», salienta a autarca, esclarecendo que este ano «a ALGAR assegurará formação específica aos responsáveis pela higiene e limpeza do recinto, disponibilizando os equipamentos para a deposição de resíduos (nomeadamente sacos verdes, azuis e amarelos, que permitem a separação dos mesmos)».

Na verdade, desde o seu início que este evento âncora da Câmara Municipal de Silves tem sido uma referência no que toca aos cuidados com higiene e limpeza, procurando-se preservar o mais possível a qualidade ambiental do espaço onde a mesma recorre, implementando regras cuidadas de recolha e separação dos resíduos de embalagens recicláveis (papel/ cartão, plástico/ metal e vidro), revelando a organização a maior responsabilidade e preocupação com as questões da sustentabilidade.

A organização da Feira Medieval de Silves procurará, por seu turno, continuar a sensibilizar os visitantes para que cumpram as boas práticas no que toca a este tema, contribuindo todos para a redução do impacto ambiental do evento, já que em 2018 encaminhou para reciclagem 5,7 toneladas de resíduos de embalagens, duas toneladas mais do que em 2017. 

Por isso, volta a realizar-se a campanha de recolha de papel, cartão e embalagens junto de todos os consumidores de água com contrato de abastecimento no concelho de Silves. Os participantes receberão prendas, de acordo com a modalidade da sua participação e as quantidades dos resíduos que entregarem para reciclagem:

MODALIDADE A

Entregue separados 2 kg de papel/cartão e 3 kg de embalagens (plástico, metal e embalagens de cartão para alimentos líquidos).

PRÉMIO: Um bilhete de entrada* no Espetáculo no Castelo (limitado a 50 participantes) ou um bilhete de entrada* no Torneio de Armas a Cavalo (limitado a 50 participantes), ambos integrados na Feira Medieval de Silves.

MODALIDADE B

Entregue separados 2 kg de papel e 1 kg de embalagens (plástico, metal e embalagens de cartão para alimentos líquidos).

PRÉMIO: Um bilhete de entrada* na Feira Medieval de Silves (sem limite de participantes).

Os locais e horários de entrega para os resíduos são os seguintes: edifício dos Serviços de Águas e Saneamento do Município (Praça Al-Mutamid | das 8h30 às 15h00), Juntas de freguesia de SB Messines, S. Marcos da Serra e edifício da junta de freguesia do Algoz e União de freguesias de Alcantarilha e Pêra (das 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 15h00). 

No ato de entrega os munícipes deverão apresentar a identificação do participante (CC ou BI) e fatura da água do último mês. Para as zonas não servidas por rede de pública de água, poderá ser apresentada a fatura da eletricidade do último mês.

+ info: tel. 282 440 832 | correio eletrónico feira.medieval@cm-silves.pt  

Media Partners: Sul Informação, RUA FM

Patrocinadores: Algar, Amendoeira Golf Resort, Delta, FIESA, Região de Turismo do Algarve, Zoomarine

 
 
Por: CM Silves