«A Feira da Serra eleva o melhor que o Algarve tem para oferecer», Vítor Neto, padrinho da 28.ª Feira da Serra, na conferência de imprensa de apresentação pública do evento.
Tradição, inovação, animação e aventura com muita adrenalina, para toda a família estão garantidos para a 28.ª edição da Feira da Serra de São Brás de Alportel, apresentada em conferência de imprensa esta quarta-feira, dia 17 de julho, no complexo de Piscinas Municipais Descobertas, que contou com a presença de Vítor Neto, personalidade incontornável da região, escolhido para padrinho desta edição que tem o figo por convidado de honra. 

Novamente em formato de quatro dias, de 25 a 28 de julho, este certame que já é uma referência no calendário de animação do verão algarvio volta a abrir as suas portas com o que de melhor e mais genuíno é feito na região, sendo cada vez mais o ponto de encontro do empreendedorismo local e regional. Nesta edição, estão marcadas para a Feira da Serra estreias de diversos produtos, tais como a nova cerveja produzida por uma nova cervejeira são-brasense ou o novo leite de alfarroba…

Muito mais do que apenas um festival de artesanato ou gastronomia, ao longo de quatro dias, o recinto da Feira da Serra é uma rota única de experiências para toda a família, recheada de animação!

Em 2019, as noites voltam a brilhar com ritmos intensos e alegria contagiante de boa música. O Palco Principal da Feira da Serra é inaugurado pelos Calema na quinta-feira, dia 25, seguindo-se uma noite que promete ser invadida de ritmo e alegria com a atuação dos Gipsy Kings by Diego Baliardo, na sexta-feira, dia 26. No sábado, dia 27, sobe ao Palco Principal, Domingos Caetano com um espetáculo de homenagem ao rock português, aquecendo o ambiente para uma noite invadida pelos sucessos contagiantes dos HMB. Para a última noite da Feira da Serra, dia 28, sobem ao palco os fadistas Anabela, Joana Amendoeira e Duarte para apresentar o espetáculo de homenagem à inigualável Amália Rodrigues com o espetáculo “Cantar Amália”. Mas a animação não se esgotará no Palco Principal… no Palco Sonoridades ao longo de quatro noites sucedem-se os momentos de música e dança, por todo o recinto circulará animação de rua e no Picadeiro o programa de animações de arte equestre está ainda mais recheado de momentos inesquecíveis e orgulha-se de apresentar a puro-sangue lusitano são-brasense, Núbia, pela mão do promissor cavaleiro Daniel Pires, um dos diversos e muito talentosos valores do hipismo no concelho.

Em 2019, os 20.000m2 do recinto da feira contarão com 18 diferentes espaços, entre os quais o renovado Sítio do Figo, que regressa á Feira 10 anos depois; a aldeia serrana, coração da Feira, que apresenta artesanato e produtos ocais; o encontro de sabores, verdadeira tentação para os sentidos; o picadeiro, nesta edição com um programa ainda mais recheado de animação; o sítio dos animais; o sítio dos curiosos, animação infantil; a Praça do Município; o Mercado vai à Feira; o Sítio do Vinho, que chegou em 2017 e veio para ficar; os Jardins da Serra e do Barrocal, com diversas propostas;  a Praça da Diversão, a Casa do Artesão, que está de visita á Feira pela primeira vez; e a Street Área, a Estação da Feira que volta a marcar encontro com diversos projetos ambientais e turísticos, muito bem acompanhados por Street Food.

“A Feira da Serra de São Brás de Alportel é sinónimo de valorização de tradições, mas também da capacidade de reinventar e criar produtos inovadores e competitivos neste mundo global”, referiu a presidente da Comissão Organizadora do certame e vice-presidente do Município de São Brás de Alportel, Marlene Guerreiro, que referiu o orgulho sentido pela organização ao perceber que a Feira é cada vez mais reconhecida como palco do empreendedorismo e revelou a chave para a longevidade e jovialidade deste evento: o grande envolvimento da comunidade e a forte participação dos jovens, nomeadamente através do Programa de Voluntariado Jovem que junta meia centena de jovens que têm metade da idade da Feira!

“Cada vez mais multifacetada e com uma aposta firme na inovação, a Feira da Serra procura ser o espaço onde a tradição a inovação se encontram, numa visão de futuro sobre a região. Muito mais do que um festival de gastronomia ou de artesanato, com mais de uma dezena de diferentes espaços temáticos, uma forte preocupação ambiental e social, a Feira da Serra é atualmente um espaço privilegiado para a valorização do empreendedorismo regional”, reforçou o presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel Vitor Guerreiro.

Na área do empreendedorismo importa referir que a Feira da Serra 2019 foi escolhida para a apresentação e lançamento do Portal de Comércios e Serviços, um portal gratuito que vai ser uma verdadeira montra online do empreendedorismo concelhio.

Este evento que na última edição ultrapassou os 30 mil visitantes, continua ano após ano a contar com o envolvimento e o entusiasmo da comunidade são-brasense, sublinhou Vitor Guerreiro, aproveitando para desvendar a importância da Feira da Serra como um investimento do município no desenvolvimento e promoção do município, “que se colhe ao longo de todo o ano”.

Aos jornalistas, o presidente da Região de Turismo do Algarve, João Fernandes, mostrou o seu olhar sobre este certame que considera ser uma verdadeira celebração da identidade do concelho de São Brás e elogiou as contínuas melhorias ao nível da introdução de elementos de promoção da sustentabilidade e da sensibilização ambiental e da valorização de recursos locais junto da comunidade e dos seus visitantes, a par do estímulo ao empreendedorismo.

O painel de convidados contou ainda com a presença de Ricardo Silva, em representação da Associação de Parapente do Algarve, entidade parceira da Feira da Serra de São Brás de Alportel na concretização de uma das maiores atrações desta edição: o “Fly Serra Slide”.

Uma novidade que desafia os visitantes a voarem sobre a Feira da Serra com um sistema inédito que conjuga o Slide e o parapente, permitindo uma viagem segura a mais de 30 metros de altura, ao longo de 250 metros. “Praticamente é um simulador de voo de parapente”, explicou Ricardo Silva acrescentando que esta é também uma forma de mostrar o lado aventureiro de São Brás de Alportel e o seu potencial para os desportos ao ar livre e aventura.


Figo, o convidado de honra da 28.ª Feira da Serra de São Brás de Alportel

O presidente da direção do NERA - Associação Empresarial da Região do Algarve e antigo-secretário de Estado do Turismo, Vitor Neto é a distinta personalidade da região, que nesta edição apadrinha a Feira da Serra de São Brás de Alportel.

Mostrando-se satisfeito com o convite para apadrinhar esta edição da Feira da Serra dedicada ao Figo, recurso ao qual a História do Algarve tanto deve, Vitor Neto recordou o negócio de família iniciado pelo seu avô na área da comercialização e distribuição de frutos secos, entre os quais o figo e as muitas deslocações a São Brás de Alportel, terra muito ligada à história do figo na região.

Fazendo uma retrospetiva da histórica ligação do figo com o Algarve tanto ao nível de consumo alimentar das famílias como em termos comerciais, destacando o vital papel deste fruto na economia nacional, Vitor Neto deixou o apelo à reflexão sobre a forma como o Algarve outrora exportador de figo atualmente não tem produção suficiente para as necessidades regionais e chega a ter nos seus espaços comerciais figo importado.

“São Brás de Alportel é um concelho sui generis no Algarve com fronteira com quatro concelhos. É uma joia, é uma horta… é uma Feira” que concentra em si a essência do interior algarvio em termos da cultura material e imaterial e que merece ser conhecido e visitado, observou deixando um convite à visita à Feira da Serra que considera uma preciosidade que “eleva o melhor que o Algarve tem para oferecer”.


Destaques desta edição:

> Este ano, a Feira da Serra está mais perto da lua, com aquela que se espera que seja uma das atrações sensação desta edição: a “Fly Serra Slide”, que vai permitir a miúdos e graúdos voar sobre o recinto ao longo de 250 metros, a 30 metros de altura, com toda a segurança e sentados numa cadeira de parapente. Um tipo de voo único!

> Dando continuidade ao esforço que tem vindo a ser desenvolvido para que o certame seja 100% acessível no seu recinto, e após o sucesso da última edição, a Câmara Municipal renovou a parceria com a Casa de Repouso e Saúde de São Brás de Alportel e a Fisio São Brás para preparar a iniciativa “Feira da Serra – evento acessível”, que integrará circuitos acessíveis, espaço acessível reservado junto ao Palco Principais, espaços de estacionamento específicos e todo um Programa de Apoio Integrado.

> Em 2019, a Feira da Serra está ainda mais ecológica! O uso de copos reutilizáveis, para incentivar à redução do plástico descartável, as medidas de separação e a mostra de veículos elétricos são algumas das ações desta edição.

>  A Feira da Serra 2019 está na Rota do Geocaching.

> E na Rota da EN2, estando este projeto turístico em destaque na Praça do Município.

> O sítio do Figo regressa 10 anos depois, para dar a conhecer este produto milenar ligado de forma inquestionável à região em termos gastronómicos e económicos. Neste espaço especial, não vão faltar os doces, as compotas, os licores, manteigas e muitas outras propostas saborosas com o doce sabor da tradição! O figo inspira também as demonstrações gastronómicas que vão animar o Palco Sabores. 

> Neste evento que consegue desafiar os cinco sentidos, os visitantes são ainda convidados a conhecer e a provar uma nova cerveja produzida em São Brás de Alportel e o leite de alfarroba.

> Criada em 2019, a Estação da Feira “Street Area” é um ponto de encontro, onde se juntam apresentações de equipamentos, projetos ambientais e tantas outras aventuras mais, muito bem acompanhados por diversos projetos de “street food”!

> A Casa do Artesão vai visitar a Feira da Serra e levará consigo artesãos a trabalhar ao vivo, bem como uma mostra vida do Percurso do Linho, numa colaboração da Associação Esfera Triunfante.

> Ponto de encontro de empreendedores e empreendedorismo, a Feira da Serra foi também o local escolhido para o novo Portal de Comércio e Serviços de São Brás de Alportel.

>Atenta às necessidades e preocupações dos visitantes, a Feira da Serra de São Brás de Alportel volta a oferecer pulseiras de identificação para as crianças, ou seja, se uma criança se perder tem consigo o contacto dos seus responsáveis sendo mais fácil para a organização dar apoio e promover o reencontro. 

>A Feira da Serra volta a colocar à venda os seus ingressos de forma rápida e cómoda através da plataforma online Blueticket.

>Sempre a pensar nos nossos visitantes e para garantir entrada rápida e cómoda na Feira, o recinto conta, este ano, com três entradas. As já habituais entradas da Porta da Vila (porta 1) e do Picadeiro (porta 2) e a porta do Street Area, a nascente da porta 1 (Porta 3).

 

Por: CM São Brás de Alportel