A aldeia do Azinhal acolheu, no passado sábado, o Festival de Folclore, uma iniciativa que promove a tradição e a cultura folclórica portuguesa há já 25 anos.

Foi mais uma edição de casa cheia, num espetáculo que é também palco da história popular do nosso país, desde os trajes, instrumentos musicais, cantares e danças, numa genuína manifestação de usos, costumes das várias regiões.

O espetáculo prolongou-se noite dentro, representando bem a grande diversidade cultural do nosso país. Este ano foram convidados o Rancho Folclórico “Rosas do Mondego”, de Coimbra, o Grupo de Folclores Estrelinhas do Sul, de Paio Pires (Seixal), o Rancho Regional de Paredes e o Rancho Folclórico do Azinhal. 

Conhecida pelas rendilheiras de bilros, a aldeia do Azinhal transporta consigo um traço forte do caráter cultural do concelho de Castro Marim, sendo o local perfeito para esta iniciativa.

O XXV Festival de Folclore do Azinhal teve a organização da Casa do Povo e do Rancho Folclórico do Azinhal e contou com os apoios da Câmara Municipal de Castro Marim e da Junta de Freguesia local.

 

Por: CM Castro Marim