Olhão é cada vez mais conhecido na rota do geocaching.

Em junho, o concelho recebeu o encontro Rumo ao Sol, que trouxe à cidade cerca de uma centena de participantes portugueses, espanhóis, belgas e alemães. Na sequência do evento, organizado pela Picturesque Weekend Associação, com o apoio do Município de Olhão, foi recentemente publicado um conjunto de 144 caches visíveis no mapa do geocaching com o formato de um Caíque. Está na hora de partir à descoberta!

A geoarte Caíque Bom Sucesso, recentemente conhecida pelos geocachers com o objetivo de divulgar a história do nosso Caíque, pretende levar os geocachers a conhecer o interior do concelho de Olhão durante a sua caça ao tesouro.

Os caches atualmente existentes no concelho, enquadram-se num projeto que ambiciona colocar Olhão na rota do geocaching prevendo-se, para além da colocação de mais caches, a realização de vários eventos nos próximos tempos, dos quais se destaca um workshop marcado para 21 de setembro, com o objetivo de cativar mais residentes para a sua prática.

O geocaching é uma atividade de ar livre, na qual os participantes usam um recetor GPS ou um dispositivo móvel com GPS para ocultar e procurar contentores chamados de geocaches ou caches, em qualquer lugar do Mundo.

Considerada como a versão «hi-tec» da conhecida e velhinha caça ao tesouro, esta atividade, que conta com mais de um milhão de praticantes a nível mundial, pode ser praticada em família, com amigos ou individualmente e permite o contacto com a natureza, a história, a cultura, a gastronomia e as pessoas dos locais onde estão escondidas as geocaches.

As representações denominadas de geoarte são constituídas por cache’ do tipo mistério, devendo os participantes resolver um pequeno puzzle para descobrir as coordenadas onde cada contentor está escondido.

Refira-se, a título de curiosidade, que, atualmente existem 227 geocaches ativas no concelho de Olhão. A cache virtual colocada no Largo da Fábrica Velha (pinturas) denominada Gentes de Olhão já atraiu a atenção de 865 geocachers originários de 25 países, tendo sido visitada.

 

Por: CM Olhão