3, 4, 10 e 11 Agosto Largo da Igreja da Penina

Como manda a tradição, Portimão vai viver dois fins de semana de festa repletos de muita fé e devoção integrados nos festejos de Santo André na Igreja da Penina (3, 4, 10 e 11 de agosto) que vão animar o concelho e marcar estas celebrações com a participação da comunidade. 

O Centro Apostólico de Santo André situado na Igreja da Penina em Alvor vai realizar nestes dias as tradicionais festas em honra do padroeiro da Igreja da Penina e nas quais as atividades recreativas e a animação musical têm papel de relevo, reunindo centenas de residentes e turistas em convívio e confraternização.

Destaca-se do programa litúrgico as eucaristias solenes marcadas para os dias 4 e 12 de agosto, sempre às 12h15, enquanto em todos os dias das Festas de Stº André os arraiais começam a partir das 20h00 no Largo da Igreja da Penina, com a atuação dos seguintes artistas às 21h00: Marco António (3 de agosto), Emanuel Martins (4 de agosto), Lionel Alexandre (10 de agosto) e Humberto Silva (11 de agosto).

Para além da componente religiosa, fazem parte do programa os comes e bebes e música popular para dançar, num evento em que os fundos recolhidos revertem a favor daquela igreja. A Festa de Santo André tem muita história e por lá já passaram grandes artistas. Os comes e bebes, as famosas e deliciosas "Filhós de Santo André" e as quermesses fazem com que a Festa em honra deste padroeiro proporcione a todos grandes momentos de diversão, não faltando o pezinho de dança.

De referir que as Festas em honra de Santo André tiveram início no verão de 1992 e este ano celebram 27 anos. 

Esta tradicional festividade, que se realiza sempre nos dois primeiros fins-de-semana de agosto, tem entrada gratuita, é organizado pelo Centro Apostólico St. André e conta com os apoios da Junta de Freguesia de Alvor e da Câmara Municipal de Portimão.


Por: CM Portimão