Cristóvão Norte, deputado do PSD, exorta o Governo a que reveja o anúncio dos postos de abastecimento da rede estratégica previstos para funcionar no Algarve, em caso de se verificar a realização da greve de motoristas prevista para se iniciar a 12 de Agosto,...

... assinalando que tem recebido dezenas de expressões de muita preocupação por parte de associações e de empresários, os quais temem que a rede proposta não assegure o abastecimento necessário e que não responda devidamente às necessidades da região.

“ O Governo sabe o que está em causa. Sabe o que passou em Abril e que foi evitado in extremis. Nessa altura, depois de não ter estabelecido serviços mínimos para a região, foram decididos 21 postos para o Algarve. Em Agosto temos mais 400 mil pessoas que nesse período segundo o levantamento feito. Faz sentido ter apenas mais um posto previsto, em pleno pico da época turística?”. Cristóvão Norte insiste “ a rede estratégica de postos de abastecimento, prevê, por exemplo, mais postos em Leiria e Aveiro do que no Algarve. Todos sabemos que estarão no Algarve o dobro de pessoas do que em Aveiro e o triplo que em Leiria.”

“ O efeito para a região das coisas não correrem bem, acarreta não apenas um prejuízo imediato, mas um prejuízo de longo prazo, reputacional, que não é possível de ser estimado, por isso a especificidade do Algarve tem que ser ponderada na definição das medidas a tomar”, adverte, formulando votos que “ corra bem e não é por falta de aviso que as coisas vão correr mal. Sei que é um momento que qualquer Governo teria dificuldade em lidar, mas tem tempo para se preparar e para tomar todas as medidas para prover ao abastecimento e minorar os efeitos nefastos que qualquer greve desta natureza acarreta. Não podemos ter aviões no chão, hospitais e serviços de emergência a capitular, as cadeias de abastecimentos a ceder, os turistas parados sem combustível, encarcerados nos hotéis e alojamentos locais. Isso seria um transtorno terrível para a região.”

 

Por: Cristóvão Norte