APOIO AO EMPREENDEDORISMO ALARGADO NO TERRITÓRIO ODEMIRENSE

A abrangência territorial do programa Odemira Empreende – Programa Municipal de Empreendedorismo e Emprego foi alargada a toda a faixa central e interior do concelho de Odemira, com vista à promoção do desenvolvimento económico e da coesão territorial e através de várias medidas e ações para dinamizar e impulsionar o tecido empresarial, com vista à captação de novos investimentos, criação de emprego e qualificação do tecido empresarial.

O Odemira Empreende prevê com um conjunto de medidas, que vão desde o apoio financeiro ao investimento,a implementação da Oficina do Empreendedor (que inclui o Gabinete de Apoio ao Empreendedor, Ninho de Empresas e Atendimento Temático), incentivos à fixação de empresas nos Parques Empresariais, isenção/redução de taxas municipais nos processos de licenciamento, apoio à criação do próprio emprego, implementação da Via Verde do Empresário, implementação da Bolsa de Emprego Municipal, incentivos fiscais e o Prémio Espírito Empreendedor.

O apoio financeiro ao investimento é elegível nos Núcleos Antigos, nos Parques Municipais de Fixação de Empresas e nas Área de Reabilitação Urbana (ARU). A Câmara Municipal de Odemira aprovou recentemente novas Área de Reabilitação Urbana, que incidem nas localidades de Amoreiras-Gare, Luzianes-Gare, Pereiras-Gare, Relíquias, Santa Clara-a-Velha, São Martinho das Amoreiras e Vale de Santigo. A par destas novas ARU, já estavam em vigor em Odemira, Colos, São Luís, Sabóia, São Teotónio, Vila Nova de Milfontes e Zambujeira do Mar. 

Entre julho de 2015 e dezembro de 2018, o Município de Odemira aprovou o valor total de 774.393,18€ em apoios financeiros a 93 projetos, dando origem à criação de 112 postos de trabalho, através das medidas do programa Odemira Empreende. As atividades económicas com projetos mais apoiados incidem na restauração, produção de aguardente de medronho, empresas de animação e operadores marítimo-turísticos, apicultura e unidades de alojamento local.

 

Por: CM Odemira