O Protejo “AJO – Academia para a capacitação do/a Jovem de Olhão”, pretende criar um espaço - a Academia Jovem - dirigido a crianças e jovens dos 11 aos 30 anos no bairro 16 de junho, em Olhão.

A inauguração deste novo espaço promovido pela Associação Juvenil olhanense teve lugar no dia 12 de agosto, na Rua da Feira n.º36.

O Projeto AJO incide sobre a problemática social do insucesso escolar e profissional das crianças e jovens. Para tal, o espaço da Academia Jovem terá 4 valências: apoio ao estudo aos jovens em risco de insucesso e/ou abandono escolar; ações de formação/capacitação; atividades de ocupação dos tempos livres orientadas; e criação de projetos.

Nuno António, Coordenador da Academia Jovem acredita que «o impacto gerado pelo projeto irá contribuir para o aumento das habilitações dos jovens da área de intervenção, para diminuir o desemprego juvenil e para promover a sua participação ativa na sociedade, aliando o desenvolvimento de competências a um maior bem-estar e à adoção de estilos de vida mais saudáveis».

O plano de trabalhos do Projeto AJO será implementado ao longo de 3 anos, tendo iniciado em janeiro de 2019. Conta com a parceria estratégica do Município de Olhão enquanto investidor social, sendo cofinanciado no âmbito do Programa Parcerias para o Impacto do Portugal Inovação Social, ao abrigo dos fundos comunitários do CRESC Algarve 2020.

Catarina Arraes, Presidente da Associação, considera que «o envolvimento dos jovens no desenvolvimento das suas comunidades é fundamental para aumentar o sentimento de pertença e para promover uma cidadania ativa».

A Presidente da Associação Juvenil olhanense refere ainda que «este envolvimento não deve ser visto apenas como um apoio a atividades voltadas para os jovens, mas sim numa dimensão mais ampla, onde a juventude tem um papel ativo e é um ator fundamental no desenvolvimento da comunidade». Neste sentido reforça a importância da iniciativa Portugal Inovação Social, enquanto criadora de sinergias que possibilitam que os jovens coloquem as suas ideias em prática.

Por: Moju Olhão