Sábado, 24 de Agosto de 2019 |

Warning: Missing argument 1 for add_view(), called in /home/avozdoal/public_html/detalhe.php on line 24 and defined in /home/avozdoal/public_html/detalhe.php on line 7
Iberdrola entra no negócio de energia solar em Portugal com a construção de 149 megawatts

21:42 - 12/08/2019     170 visualizações ECONOMIA
Atualizado em: 12/08/2019
Imprimir
Reafirma a sua aposta em Portugal contribuindo com o seu compromisso com a neutralidade de carbono até 2050

• Depois de conhecer o resultado do leilão, Ignacio Galán, presidente da Iberdrola, afirmou: "Estes novos projetos mostram o compromisso da Iberdrola com a energia renovável e para continuar a contribuir para a transição de uma Europa descarbonizada."

 • A empresa já lidera o setor comercial de energia elétrica português em grandes consumidores, com quase 33% do mercado, e detém o Sistema Eletroprodutor do Tâmega, que, com um investimento de mais de 1.500 milhões de euros, é um dos maiores projetos hidroelétricos da Europa dos últimos 25 anos.

Madrid. A Iberdrola adjudicou 149 megawatts (MW) de energia solar fotovoltaica em Portugal, o que representa a entrada da empresa no desenvolvimento deste tipo de tecnologia em território nacional. Esta capacidade está distribuída em duas regiões (Algarve e Vale do Tejo), de acordo com o resultado do leilão público promovido pelo Ministério do Ambiente e Transição Energética de Portugal, através da Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG) e organizado pelo Operador do Mercado Ibérico da Energia (OMIP).

Depois de conhecer o resultado do maior leilão do setor energético português da última década, Ignacio Galán declarou: “Estes novos projetos destacam o compromisso da Iberdrola com a energia renovável e para continuar a contribuir para a transição para uma Europa descarbonizada.”

Neste sentido, a Iberdrola reafirma, mais uma vez, o seu forte comprometimento com a transição para uma economia de baixo carbono, consolidando o seu papel fundamental no mercado elétrico nacional. A empresa é líder no setor comercial de grandes consumidores, com quase 33% do mercado e possui uma carteira de 300.000 clientes, entre eletricidade e gás natural1.

O grupo lidera também o projeto do Sistema Eletroprodutor do Tâmega, que envolve a construção de três novas centrais (Gouvães, Daivões e Alto Tâmega), com uma potência total de 1.158 MW e um investimento de mais de 1.500 milhões de euros.

A implementação deste grande projeto, prevista para o período 20212023, significará um aumento de 6% do total de energia elétrica instalada no país e proporcionará energia limpa a 440 mil casas portuguesas.

Com o desenvolvimento do Sistema Eletroprodutor do Tâmega e a nova capacidade solar adjudicada, a Iberdrola, que já reduziu as suas emissões na Europa em 75% desde 2000, contribui para o compromisso de Portugal de alcançar a neutralidade de carbono até 2050.

Iberdrola, peça-chave no setor energético português 

A Iberdrola iniciou a sua atividade comercial em território nacional em 2002, tendo realizado o primeiro fornecimento em janeiro de 2003. Paralelamente ao processo de liberalização do mercado de energia no país, a empresa entrou no segmento residencial e de pequenas empresas em 2013 e, mais tarde, em 2017, começou o negócio de gás natural.

Atualmente2, a Iberdrola detém a terceira maior participação em número de clientes de eletricidade no país (5,4%) e a segunda maior em consumo (17,4%). A Iberdrola contribuiu com a sua abordagem única, o seu compromisso com a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente no mercado português, comercializando 100% de eletricidade verde para os seus clientes.

Para além de liderar o setor comercial de grandes consumidores e desenvolver o Sistema Eletroprodutor do Tâmega, a Iberdrola possui uma potência eólica de 92 MW no país, dividida em três parques eólicos: Catefica, no município de Torres Vedras, 18 MW; Alto do Monção, em Mortágua e Tondela, 32 MW; e a Serra do Alvão, em Ribeira de Pena, com 42 MW.     

Impulso às renováveis na Europa

Além de Espanha e Portugal, a Iberdrola promove inúmeros projetos renováveis na Europa. No Reino Unido, através da ScottishPower Renewables, opera 40 parques eólicos terrestres e o primeiro parque eólico marítimo da empresa, West of Duddon Sands. Está atualmente a desenvolver no Mar da Irlanda, East Anglia One, que, quando estiver operacional em 2020, irá consolidar a Iberdrola como líder mundial em energia eólica offshore.  A sua presença nas renováveis estende-se a outros países da Europa continental, como a Alemanha, onde opera nas águas do Mar Báltico, o parque eólico Wikinger. E em França, onde projeta o parque eólico offshore de Saint Brieuc. Por fim, na Grécia a empresa está também a construir dois novos parques eólicos.

 


Sobre a Iberdrola

 A Iberdrola é líder global em energia, a principal produtora de energia eólica e uma das maiores empresas de energia elétrica do mundo por capitalização de mercado. O Grupo está presente em diversos países e fornece energia para quase 100 milhões de pessoas, principalmente, em Espanha, no Reino Unido (ScottishPower), nos Estados Unidos (AVANGRID), no Brasil (Neoenergia) e no México. Com uma força de trabalho de 34.000 pessoas e ativos superiores a 113.00 milhões de euros, registou um volume de faturação de 35.075,9 milhões de euros e um lucro líquido de 3.014 milhões de euros em 2018.

A Iberdrola lidera a transição energética para um modelo sustentável, através de investimentos em energias renováveis, redes inteligentes, armazenamento de energia em larga escala e transformação digital para oferecer os produtos e serviços mais avançados aos seus clientes. Graças à aposta da Iberdrola nas energias limpas, é uma das empresas que regista menores emissões e uma referência internacional pela sua contribuição para a luta contra as alterações climáticas e para a sustentabilidade.

 

Por: Atrevia

 
Newsletter
Preencha o campo para subscrever a newsletter
notícias mais lidas


 
 
CATEGORIAS
A VOZ DO ALGARVE
APOIO AO CLIENTE
Visite-nos