O maior festival de folclore do Sul arranca dia 17 de agosto no Teatro das Figuras!

“Culturas e Ritmos do Mundo” vão estar representadas durante 9 dias no maior festival de folclore do Sul de Portugal. O FOLKFARO é uma verdadeira montra das músicas e danças do mundo. A cidade de Faro é o centro deste festival, mas muitas outras localidades algarvias (e não só) irão conhecer diferentes coloridos e ritmos trazidos pelos grupos dos quatro cantos do mundo, que participarão no festival de 17 a 25 de Agosto.

O FolkFaro é uma organização anual do Grupo Folclórico de Faro, que conta com o apoio principal do Município de Faro e vai já para a sua 17ª edição. Músicas, danças, cantares e trajes de povos de diferentes continentes, e mais de quatrocentos participantes, entre bailadores e músicos, irão mostrar a riqueza das tradições populares das suas terras.

 

Gala de Abertura no Teatro das Figuras

A Gala de Abertura no Teatro das Figuras, na noite de 17 de agosto (sábado, às 21.30h), marcará o início do festival, cujo programa é repleto de espetáculos e inúmeras atividades, naquele que é um dos acontecimentos mais aguardados no verão cultural da capital algarvia.

Esta Gala contará com a participação do grupo anfitrião, e de seis grupos internacionais convidados, podendo os bilhetes ser adquiridos na bilheteira do Teatro, na BOL – Bilheteira online, ou ainda nas lojas FNAC e Worten.

 

Um Mundo que Canta e Dança!

Os grupos participantes foram selecionados entre mais de uma centena de propostas recebidas pela organização, estando confirmadas as presenças em todo o festival os seguintes países e grupos:

  • ARGENTINA                           - Asociación “Nuestras Raíces” (Rosario – Santa Fé)
  • COLÔMBIA                             - Ballet Folclórico Nacional Jaime Orozco (Bogotá)
  • ESLOVÁQUIA                         - FS Rozmarija (Presov)
  • ESPANHA                                - Grupo de Danzas Adolfo de Castro (Cádiz)
  • JAPÃO                                      - Ensemble Sanyo Daiko Dan (Hiroshima)
  • TURQUIA                                                 - Penfolk Sarfolk (Pendik – Istambul)

 

Para além destes grupos internacionais a tempo inteiro, haverá participações pontuais de mais 4 grupos internacionais no palco do Passeio da Doca, num total de 10 presenças internacionais:

  • POLÓNIA                                 - Folk Group Kompanija (Boguchwala)
  • MÉXICO                                   - Compañia Nacional de Danza Folklórica (Cidade do México)
  • CHILE                                        - BAFUT (Universidad de Tarapacá)
  • TAIWAN                                  - Cho Shui River Art (Yunlin)

Como habitualmente, também as tradições portuguesas estarão representadas por prestigiados grupos folclóricos de diversas regiões de Portugal:

  • Grupo Folclórico de Barcelinhos (Baixo Minho)
  • Rancho Folclórico da C.P. Arcena – V.F. Xira (Ribatejo)
  • Rancho Folclórico S. Salvador de Grijó – V.N. Gaia (Douro Litoral)
  • Rancho Típico Sambrasense (S.B. Alportel)
  • Grupo Folclórico de Faro (organizador)

 

Espetáculos diários no Palco do Passeio da Doca

Os espetáculos diários em Faro, no Palco do Passeio da Doca, acontecem nas noites de 18 a 25 de Agosto, em simultâneo com a Feira dos Doces, Frutos Secos e Bebidas Regionais.

Em cada uma dessas noites, atuarão sucessivamente os diversos grupos estrangeiros, e também haverá lugar a outras expressões artísticas com algumas participações especiais: Clube de Danças João de Deus e Associação S. Brás Bailando e Sandra Cristo (intérprete do Hino do FolkFaro – “Unidos Por Um Laço”).

O FOLKFARO é o único festival do sul de Portugal com a certificação internacional do CIOFF®-Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais, uma organização não-governamental (ONG) com relações formais de consulta com a UNESCO, criada em 1970 com o objetivo de salvaguardar a promoção e difusão da cultura tradicional e do folclore. Está atualmente representado em mais de 70 países e reúne mais de 250 festivais internacionais em todo o mundo.

 

Programa Descentralizado e Inclusivo

O FolkFaro apresenta ainda diversos espetáculos nas freguesias de Faro e nos concelhos de Loulé, Olhão, S. Brás de Alportel, Tavira e Vidigueira, num total de 15 localidades. Diversos grupos do FolkFaro participarão nos festivais de Moncarapacho e da Luz de Tavira, em parceria com os grupos folclóricos locais. É renovada também a parceria com o Festival de Danzas de Villablanca (província de Huelva – Faro), com a partilha de grupos internacionais entre os dois festivais.

As Animações de Rua, na baixa e no Mercado Municipal, assim como os desfiles dos grupos da Pontinha ao Passeio da Doca, bem como as animações no Moto Clube de Faro e na “Tertúlia Algarvia” irão trazer um ambiente de alegria e festa à cidade.

Os Programas Especiais para crianças na Biblioteca e no Refúgio Aboim Ascensão, os programas para idosos em diversas instituições e um programa especial para os reclusos no Estabelecimento Prisional reforçam a componente social do festival.

Os Ateliers de Dança, diariamente na Escola EB 2,3 Santo António, irão permitir, aos mais curiosos, aprender e praticar um pouco das danças do mundo através dos grupos que nos visitam.

A Celebração Ecuménica na Igreja da Sé, no último dia, com uma mensagem de paz e união entre os povos, constitui também motivo de interesse deste festival.

O Voluntariado e a inserção do festival na comunidade são aspetos fundamentais do FolkFaro. Os voluntários asseguraram o bom funcionamento de diferentes áreas do festival: Comissão Organizadora, Alojamento, Cozinha e Refeitório, Transportes, Folk-Bar, Folk-Shop, Portaria, Secretariado, Apoio de Palco ou ainda acompanhando os Grupos como Guias.

Para além do apoio principal da Câmara Municipal de Faro, outras entidades públicas como a Direção de Cultura do Algarve, a Fundação Inatel, as Câmaras Municipais de Loulé e S. Brás, as Juntas de freguesia do concelho de Faro, Teatro Municipal de Faro, Ayuntamento de Villablanca, Fagar e Mercado Municipal apoiam ou colaboram com a organização do evento.