A abertura da edição deste ano da FATACIL teve como convidado o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, que na companhia do Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Luis Encarnação, deu por aberta a 40ª FATACIL.

No habitual discurso de abertura o Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Luís Encarnação referiu que “É com enorme satisfação e orgulho que afirmo que a FATACIL atravessa por estes dias um dos momentos de maior fulgor. Agradeço a todos que desde junho de 1980 nos ajudaram a chegar até aqui. Um agradecimento aos muitos lagoenses, que direta ou indiretamente ao longo destas 40 edições contribuíram para que a feira abrisse sempre a tempo, em especial aos trabalhadores da Câmara Municipal de Lagoa, que desde que autarquia assumiu a organização da FATACIL, dão o melhor de si, vestem literalmente a camisola da FATACIL, para que ano apos ano seja possível alcançar o desígnio que nos orienta, o de fazer a cada ano a melhor FATACIL de sempre!

Por sua vez, o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, demonstrou grande honra em regressar à FATACIL num contexto institucional. “Desde então, tenho acompanhado o acontecimento Regional que é sempre a FATACIL, que merece destaque por todo o país. Uma mostra que representa o dinamismo de um concelho e de uma região, onde se concentram diversas atividades económicas, e onde a agricultura, que esteve na sua génese, continua a ter um papel importante. Este é um certame que se afirma cada vez mais, que tem mais expositores, que tem uma mostra mais diversificada e que atrai mais visitantes, num clima de confiança.”

Findados os discursos, Ministro, Presidente da Câmara, e restante comitiva percorreram o recinto cumprimentando expositores e visitantes, tomando conhecimento de produtos, das origens e tradições dos inúmeros expositores que de norte a sul do país preenchem e dão brilho à FATACIL.

Considerada a "rainha" do Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria, já que o seu efeito disseminador vai além das fronteiras de Lagoa ou do Algarve, a 40ª edição da FATACIL afirma a aposta de reinvenção permanente, em busca de novos públicos para que o evento continue a contar com um futuro de sucesso, sem esquecer as suas origens e tradições.

Foi com um recinto cheio e ao som dos Xutos e Pontapés, que completam o 40º aniversário, em sintonia com a 40ª edição da FATACIL, que arrancou o primeiro de dez concertos do certame que termina a 25 de agosto.

Para hoje, no novo palco da FATACIL, para gáudio dos mais novos, subirão ao palco os Calema, a dupla de cantores que com as suas personalidades humildes carismáticas, lhes confere muitas vezes a designação de anjos Calema. Já no domingo, será a vez dos Wet Bed Gang, grupo que é composto por quatro cantores e rappers portugueses, Kroa, Zara G, Gson e Zizzy Jr cujo repertório mistura o hip-hop tuga e o rap têm como seguidores as gerações mais novas que os seguem para por onde quer que passem. A banda é sempre acompanhada por uma verdadeira enchente que faz tudo para garantir o seu lugar junto ao palco.  Este será certamente um fim de semana de FATACIL que o público não irá querer perder!

A não perder hoje também o arranque do programa equestre com um espetáculo de inauguração que tem como tema “Lagoa do Algarve – Cidade Inclusiva “.

Dos cerca de 800 expositores que marcam presença nesta 40ª edição, há a destacar os artesãos que durante os 10 dias do evento irão estar a trabalhar ao vivo, em atividades tradicionais.

No âmbito do evento, foram disponibilizados mapas interativos onde é possível consultar o programa diário, áreas temáticas, pontos de interesse, ocupação dos estacionamentos, publicações oficiais e outras informações úteis, tudo através da APP Smartcity Lagoa ( https://smartcity.cm-lagoa.pt/portal/ ) .