A 72ª Copa Mundial de Acordeão, principal competição internacional de acordeão, decorreu de 12 a 17 de Agosto na cidade de Shenzhen na China, organizada pela Confédération Internationale des Accordéonistes (CIA).

Em competição estiveram cerca de duas centenas de concorrentes, em representação de 25 nacionalidades.

A Mito Algarvio – Associação de Acordeonistas do Algarve, associação acreditada para o efeito, comandou a representação portuguesa nesta competição.

Pedro Ivan Gonçalves, natural de Olhão foi o único concorrente português, obtendo um honroso 8º lugar na categoria Sénior Virtuoso, a sua participação contou com o apoio da Ass. Mito Algarvio, Ass. Garvefole, C.M. de Loulé e DRCA.

Para além deste jovem algarvio, seguiu ainda na comitiva portuguesa o seu professor Nelson Conceição que integrou o distinto painel de Jurados Internacionais, e pelo órgão diretivo da Mito Algarvio composto por João Pereira, Sérgio Conceição e João Sena, que apresentaram na 142ª Assembleia Geral da CIA, de forma digna, a 73ª Copa Mundial de Acordeão, que se realizará pela primeira vez no Algarve (de 6 a 10 de Outubro de 2020).

Momento alto para o acordeão algarvio, foi a nomeação de João Pereira, Presidente da Mito Algarvio, como Vice-Presidente Honorário (2020) da Confédération Internationale des Accordéonistes (CIA), Member of the International Music Council an NGO oficial partner of UNESCO.


Sobre Mito Algarvio - Associação de Acordeonistas do Algarve

Fundado a 3 de fevereiro de 2012, com o objetivo de promover o acordeão e os acordeonistas algarvios, a Mito Algarvio é membro oficial da Confédération Internationale des Accordéonistes (CIA) - Membro do International Music Council, uma ONG parceira da UNESCO - onde participa através da delegação de membros de Júri.

É membro da Fundação INATEL e membro da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto.

É responsável pelas provas de seleção de acordeonistas portugueses para participação na Copa do Mundo. Apoia à participação de representantes portugueses na Copa do Mundo; apoia as obras e as galas "Terra de Acordeão"; apoia a edição de Cd´s e Livros dedicados ao acordeão, de que se destacam: “A Sabedoria na Ponta dos Dedos - O Mito do Acordeão Algarvio”, um filme de Ivan Dias em parceria com o Município de Castro Marim, e a exposição e livro intitulado "Acordeão Alm´Algarvia".

Em 2018, a Mito Algarvio foi Distinguida com o Prémio Instituição de Excelência Algarve.