A convite do Município de Lagoa, a Comissão Vitivinícola do Algarve promoveu um programa de atividades ligados ao sector vitivinícola integrado no Dia dos Vinhos do Algarve na Fatacil.

A Comissão Vitivinícola do Algarve esteve presente na Fatacil, no passado dia 23 de agosto, numa ação de promoção no âmbito do dia dos Vinhos do Algarve na Fatacil, a convite do Município de Lagoa.

As atividades tiveram lugar no espaço Lounge dos Vinhos do Algarve, um lugar de destaque aos Vinhos da Região muito bem conseguido pelo Município de Lagoa e, igualmente, bem dinamizado pela Algarve Views, empresa de enoturismo da região.

O programa teve início pelas 19h00 com uma apresentação sobre “O Papel da Comissão Vitivinícola do Algarve” pela Dr.ª Sara Silva, Presidente da Direção da CVA, no âmbito da celebração dos 25 anos de atividade da CVA. 

Seguiu-se pelas 19h30 a “Masterclasse das Castas da Região Vitivinícola do Algarve – Negra Mole e Crato Branco”, cuja inscrição era requerida previamente, e que contou com um grupo de participantes diversificado e deveras interessado em saber mais sobre os Vinhos do Algarve e, em particular, sobre as castas Negra Mole e Crato Branco.

O “Dia dos Vinhos do Algarve na Fatacil” contou ainda com ilustre presença do Senhor Primeiro Ministro, António Costa, que brindou com o vinho licoroso da ÚNICA, CRL, tendo sido oferecido um exemplar do livro “Vinhos do Algarve – O Renascer de uma Região”.

O programa terminou com a apresentação do livro “Vinhos do Algarve – O Renascer de uma Região”. Esta publicação da iniciativa da Comissão Vitivinícola do Algarve foi produzida pela IDTour, contando com a coordenação técnica do Dr. José Mendes e execução técnica da Dr.ª Teresa Colaço do Rosário, que estiveram presentes neste dia na Fatacil relatando os pormenores técnicos do livro. 

Foram produzidos um total de 1.000 exemplares englobados no Projeto SIAC 2020 Algarve Wines & Spirits desenvolvido pela CVA nos anos de 2017 e 2018. O livro “Vinhos do Algarve – O Renascer de uma Região” resulta de uma compilação de um estudo que teve como principais objetivos fazer uma análise das características da região, na vertente da vitivinicultura e contribuir para o aumento da notoriedade da Região Vitivinícola do Algarve. A CVA utilizará o referido livro na divulgação dos Vinhos do Algarve, constituindo uma ferramenta de valor na promoção do entourismo na região.