Uma comitiva da Universidade do Algarve, que integra Alexandra Teodósio, vice-reitora para a Investigação e Internacionalização, Maria de Lurdes Cristiano, diretora da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), e Adelino Canário, coordenador do Centro de Ciências do Mar (CCMAR), ...

... estão a participar na terceira Conferência Internacional SINO-PORTUGUÊS, que está a decorrer na Shanghai Ocean University (SHOU).

A iniciativa realiza-se no âmbito da criação do centro de investigação na área das Ciências do Mar, uma parceria entre a UAlg e a (SHOU), criado em 2017, em Xangai, com vista a promover a cooperação entre as duas universidades através da realização de investigação inovadconjunto ora em Ciências do Mar, da mobilidade de investigadores, e do desenvolvimento de programas de investigação e formação conjuntos.

O centro conjunto pretende funcionar como uma plataforma de cooperação em áreas de interesse comum relacionadas com as Ciências do Mar, como por exemplo assuntos ligados à sustentabilidade dos oceanos,  aquacultura e pescas, biologia marinha e biotecnologia, biodiversidade e funcionamento dos ecossistemas, oceanografia e monitorização ambiental, a ciências polares e alterações globais. 

Recorde-se que a China é uma das maiores economias do mundo. Desta forma os investigadores da UAlg podem beneficiar do acesso uma cultura em grande transformação, com infraestruturas de última geração, mas também com uma comunidade de investigadores jovem e com vontade de se relacionar com a comunidade internacional.

 

Por: UAlg