Passado um ano desde o falecimento do fundador do Serviço Nacional de Saúde, o município de Loulé associa-se ao movimento nacional lançado pela LAHUC - Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra para celebrar os 40 anos de existência do SNS e perpetuar a memória de António Arnaut.

O momento será assinalado com a plantação e rega da “Oliveira SNS”, numa cerimónia que acontece no dia 15 de setembro, pelas 10h30, na zona envolvente ao edifício do Centro de Saúde de Loulé.

Refira-se que, em 2009, a passagem dos 30 anos do SNS foi assinalada através da plantação de uma primeira árvore no Parque Verde do Mondego, em Coimbra, e contou com a participação do próprio António Arnaut, que a partir daí, todos os dias 15 de setembro, até 2017, ia com a LAHUC fazer o ritual da rega da oliveira, símbolo da paz e da resistência.

Como refere a organização desta iniciativa que pretende envolver os 308 municípios portugueses, “o criador do SNS ambicionava um SNS sustentável e esta homenagem simples perpetuará a sua memória e os seus propósitos”. Para os responsáveis da Câmara de Loulé, “é uma honra participar neste movimento cívico que homenageia uma importante personalidade da vida democrática portuguesa e que foi o grande arquiteto daquela que é uma das bandeiras dessa mesma democracia – o Serviço Nacional de Saúde”.

Advogado, político e escritor, ativista contra a ditadura, deputado e ministro dos Assuntos Sociais do II Governo de Mário Soares, António Arnaut foi autor da lei que criou o Serviço Nacional de Saúde, em cuja defesa se empenhou fortemente, o que lhe valeu várias distinções e prémios. A Universidade de Coimbra conferiu-lhe o título de Doutor Honoris Causa, pela sua ação cívica em defesa do SNS, e o Presidente da República atribuiu-lhe a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, em 25 de abril de 2016.

 

Por: CML/GAP /RP