Tavira acolhe, entre 16 e 22 de setembro, mais uma edição da Semana da Juventude, Qualificação e Inclusão. Em destaque os concertos de Jimmy P, no dia 20, e Bárbara Bandeira, no dia 21, ambos pelas 22h00, na Praça da República.

 A par destes destaques, a Semana da Juventude inclui um programa diversificado: ações de sensibilização, workshops, formações, demonstrações de suporte básico de vida, técnicas de salvamento e desencarceramento, controlo de incêndios na cozinha, aulas abertas de hip hop, zumba, ioga, projeto de gaming, youtubers, bandas locais, dj’s, atividades desportivas e a já habitual Feira da Juventude, Qualificação e Inclusão que terá lugar, entre 20 e 22, nos Jardins do Coreto e Palmeiras, Praça da República, Rua José Pires Padinha, Mercado da Ribeira e na área da antiga Docapesca. 

Esta constitui uma mostra de projetos desenvolvidos por várias entidades com trabalho na área da juventude, formação/qualificação, inclusão social e intergeracionalidade. Contempla animação infantojuvenil com insuflável, parede de escalada, air bungie, e diversas atividades destinadas às crianças e aos jovens. A abertura oficial do certame decorre, no dia 20, pelas 18h00.

O Mercado da Ribeira recebe uma área dedicada ao gaming e às tecnologias com o projeto game day, uma mostra de projetos artísticos de diversas IPSS’s, no âmbito do Encontro Nacional Incluir pela Arte, dinamizado pela Fundação irene Rolo e, ainda, a exposição «Chover Inclusão». 

No mesmo local, inaugura, no dia 20, pelas 18h30, a exposição da Universidade do Algarve «40 anos a criar futuro». Nos dias 21 e 22, integrado na programação do FOMe – Festival de Objetos e Marionetas e outros Comeres haverá teatro. No dia 21, pelas 18h30, decorre a sessão informativa «Na Europa estás Safe» sobre voluntariado e mobilidade, dinamizada pela Europdirect - CCDR Algarve. 

O palco do Jardim do Coreto acolhe, no dia 20, pelas 18h00, a atuação da Real Tuna Infantina da Universidade do Algarve. Pelas 19h00, é a vez do grupo Rush do Lavagante e, pelas 20h30, do DJ Di Angello. O grupo Infante atua, pelas 23h30.

No dia 21, a partir das 15h30, o Grupo Muzenza fará uma demonstração de capoeira. Já, pelas 16h15, atua a banda Last Heaven, sendo que, pelas 17h30, os youtubers Daiser, Ferp, Arganaça, Dant e Alvini estarão à conversa com os mais novos.

A tarde termina com o concerto Beatrice’s Music (19h30) e dança contemporânea (21h15). Pelas 23h30, o palco do Jardim do Coreto recebe o Dj Karussa e o artista Possessivo. A projeção de imagem, neste palco, é da responsabilidade do VJ Draft.

No dia 22, prossegue a animação com o Rancho Folclórico de Tavira (16h15), a dança contemporânea da Academia de Música de Tavira (17h15), o hip hop pela Academia de Dança o Algarve (18h30), e os estilos da Companhia de Dança Idade de Ouro (19h00) e a Companhia de Dança Splash (20h00).   


 

          

 

 

Por: C.M.Tavira