Dando cumprimento a uma das ações inscritas nas Grandes Opções do Plano para 2019, que visa reforçar o apoio à Educação, designadamente no que se refere ao apetrechamento do parque escolar, a Câmara Municipal de Lagos presenteou os docentes e os alunos das escolas do 1.º ciclo,
no arranque deste ano letivo, com a aquisição e instalação de painéis interativos nas salas de aula.

Representando um investimento de aproximadamente 74.500,00€, os cinquenta painéis agora disponibilizados pretendem ser uma solução flexível para a sala de aula, que respondam às necessidades dos professores e tornem mais dinâmico e interativo o trabalho com os seus alunos.

Para que os profissionais de educação possam tirar o máximo rendimento deste novo recurso foi realizada uma ação de formação dirigida aos professores titulares de turma, aos professores de Inglês e aos professores de apoio de ambos os agrupamentos escolares, a qual terá continuidade em meados do ano letivo, de modo a consolidar a utilização destas tecnologias em sala de aula.

Sendo uma solução tecnológica mais avançada do que os quadros interativos, estes painéis funcionam com ou sem ligação à internet e, do mesmo modo, com ou sem ligação a um computador, permitindo escrever de forma tão natural como no papel e aceder a aplicações educacionais.

Relativamente ao parque escolar do 2.º e 3.ºciclos a principal novidade é a ampliação da capacidade da Escola das Naus, conseguida com a instalação de monoblocos, o que permitiu dotar aquele estabelecimento escolar de mais oito salas de aula e duas instalações sanitárias. Uma medida de caráter temporário que visa dar resposta ou, pelo menos, minimizar a situação de sobrelotação que se tem vindo a agudizar nos últimos anos. A médio e longo prazo a solução passa pela construção de uma nova EB 2/3, conforme ficou previsto na revisão da Carta Educativa do Município de Lagos.

 

Por: C.M. Lagos