A Praia de Loulé Velho, em Quarteira, será palco de um dia aberto com visitas orientadas às escavações arqueológicas aí existentes, numa ação que decorre esta terça-feira, 17 de setembro, das 8h30 às 13h30 e das 16h30 às 19h00, com acompanhamento técnico de Catarina Viegas e Rui Roberto de Almeida.

Refira-se que, até ao dia 19 de setembro, a equipa de investigação composta por elementos do Museu Municipal de Loulé, em parceria com investigadores da UNIARQ – Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa, encontra-se a realizar escavações arqueológicas em Loulé Velho, no âmbito do projeto LORIVAI - Loulé Velho e o Palestuário da Ribeira de Carcavai.

O objetivo desta ação é tentar perceber o que ainda existe deste sítio da época romana, importante ponto comercial do Algarve, e que vem vindo a desaparecer ao longo das últimas décadas. Loulé Velho é um sítio incontornável no panorama do domínio romano do litoral algarvio, apresentando uma ocupação que vai desde o século I a.C. ao século VI/VII. Trata-se de uma luxuosa villa que, dada a sua localização geográfica, funcionou como polo aglutinador de população, com a capacidade de gerar atividades económicas que proporcionaram a sua contínua ocupação. 

Esta é mais uma iniciativa da Câmara Municipal de Loulé que aposta na preservação e promoção do seu património histórico.

 

Por: CML/GAP /RP