A cidade de Faro, no Algarve, assinala entre ontem e domingo a Semana Europeia da Mobilidade, com diversas atividades que visam «aproximar a cidade e pessoas, património e contemplação», foi hoje anunciado.

“As questões ligadas à pegada ambiental são preocupações da Câmara, daí termos aderido pela primeira vez à iniciativa, com o objetivo de incentivar o uso de mobilidade alternativa e sustentável”, disse a vereadora Sophie Matias, responsável pela área ambiental da autarquia.

Ao falar na sessão pública de apresentação da Semana Europeia da Mobilidade, que decorreu no edifício dos Paços do Concelho, a autarca alegou que a cidade de Faro tem condições para que se possa reduzir a pegada ambiental, “com bons transportes públicos e excelentes condições para o uso da bicicleta”.

Segundo Sophie Matias, durante a semana, todos os cidadãos terão à disposição um conjunto de iniciativas gratuitas dedicadas “à saúde, às boas práticas e à reabertura das zonas históricas ao seu melhor usufruto: o pedestre”.

Até domingo, as iniciativas integram diversas conferências, oficinas de trabalho, ações de sensibilização ambiental, experiências de usufruto de todos os meios de mobilidade leve e alternativa disponíveis e uma feira de ativações subordinada ao tema da sustentabilidade.

A Semana Europeia da Mobilidade, uma iniciativa da Comissão Europeia, pretende alertar para a importância da adoção de comportamentos que contribuam para uma mobilidade amiga do ambiente e para uma melhor qualidade de vida.

A culminar a Semana Europeia da Mobilidade e assinalar o Dia Europeu sem Carros, no domingo, a capital algarvia vai encerrar o centro histórico e ruas da baixa da cidade ao trânsito automóvel.

A autarquia pretende igualmente manter no concelho de Faro as medidas de sensibilização e alerta para a mobilidade sustentável durante todo o ano, nomeadamente “com o encerramento de vias tradicionalmente transitáveis, um domingo em cada mês”.

“Consolidar o peso e importância que as questões da mobilidade terão de forma progressiva e responsável, de agora em diante, em matéria de gestão autárquica, é um dos objetivos”, concluiu a autarca.

 

Por: Lusa