Os concelhos de Tavira, Alcoutim e Castro Marim, no distrito de Faro, apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também 20 concelhos dos distritos de Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Beja e Faro em risco muito elevado de incêndio.

Este risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral oeste até final da manhã, nebulosidade que irá persistir em alguns locais, em especial a norte do Cabo Raso.

Está também prevista a possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no Minho e vento fraco, soprando fraco a moderado do quadrante oeste na faixa costeira ocidental e nas terras altas a partir da tarde.

A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, subida de temperatura nas regiões Norte e Centro, mais significativa da mínima.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 10 graus Celsius (em Bragança) e os 18 (em Lisboa) e as máximas entre os 23 (em Viana do Castelo e no Porto) e os 32 (Évora, Beja e Santarém).

 

Por: Lusa