O Centro Ciência Viva de Tavira recebe, no dia 4 de outubro, a terceira conversa do Ciclo «À Descoberta do Universo», coordenado pelo Astrónomo Tiago Campante e apoiado pela União Europeia.

O Centro Ciência Viva de Tavira recebe, no dia 4 de outubro, a terceira conversa do Ciclo «À Descoberta do Universo», coordenado pelo Astrónomo Tiago Campante e apoiado pela União Europeia. Este encontro conta com intervenções de Tiago Campante, mentor e coordenador deste ciclo, e de Fernando Buitrago, investigador do Instituto de Astrofisica e Ciências do Espaço no Observatório Astronómico de Lisboa, seguindo-se a conversa com o público. Esta atividade destina-se ao público em geral, alunos e professores do ensino secundário (entrada livre).

O Ciclo de Conversas que irá decorrer em 15 Centros Ciência Viva, é organizado pelo astrónomo Tiago Campante em parceria com a Agência Ciência Viva / ESERO. Os temas em discussão prendem-se com Astronomia, Astrofísica e Ciências do Espaço. As estrelas e os planetas extrassolares funcionam como elo de ligação a outros temas da Astrofísica moderna, como a Astrobiologia, a exploração do Sistema Solar, instrumentação e robótica, buracos negros e ondas gravitacionais.

TIAGO CAMPANTE é Astrofísico. Licenciou-se em 2007 na Universidade do Porto (UP) em Física e Matemática Aplicada. Concluiu Doutoramento em 2012 (Universidade de Aarhus (Dinamarca) e UP) e fez pós-doutoramento na Universidade de Birmingham (Reino Unido). Em 2017 regressou à Faculdade de Ciências da UP como Professor Auxiliar Convidado, desenvolvendo também investigação no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. É especialista em física estelar e ciência exoplanetária; contando com mais de 100 publicações em revistas científicas da especialidade e tendo um papel de liderança em missões da NASA e da Agência Espacial Europeia

Por: CV Tavira