DIAS 11 E 12 DE OUTUBRO

Evento marca início das comemorações do centenário da fadista

A iniciativa “Odemira Recorda Amália”, agendada para os dias as 11 e 12 de outubro, convida a população local e turistas a homenagear a grande voz do fado na localidade do Brejão, aldeia do litoral onde tinha o seu refúgio de férias e manter viva a sua ligação ao território odemirense.

As iniciativas serão promovidas pelo Município de Odemira, em parceria com a Fundação Amália e a Associação Cultural e de Desenvolvimento Económico-Social do Brejão. As entradas são livres.

No dia 11 de outubro, pelas 21.30 horas, será exibido “Amália - o Filme”, no Centro Sociocultural do Brejão. Realizado por Carlos Coelho da Silva em 2008, tem a interpretação de Sandra Barata Belo, Carla Chambel, Ricardo Carriço, José Fidalgo, António Pedro Cerdeira, Ricardo Pereira e António Montez.

No dia 12 de outubro, entre as 10.00 e as 17.00 horas, a casa de férias da Amália Rodrigues, junto à localidade do Brejão, na freguesia de S. Teotónio, abrirá as suas portas para visitas. Pelas 17.00 horas decorrerá uma Missa Campal na Quinta da Amália, que incluirá a interpretação de diversos fados de Amália pela fadista Ana Valadas.

Para a noite de 12 de outubro, a partir das 21.30 horas, está agendada uma Noite de Fados, no Centro Sociocultural do Brejão, que contará com a atuação das fadistas Ana Valadas, Joana Luz e Fábia Rebordão. 

Entre os dias 2 e 31 de outubro, a Biblioteca Municipal José Saramago, em Odemira, receberá uma mostra documental sobre a vida e obra de Amália Rodrigues.

Odemira marca o início das comemorações do centenário do nascimento da fadista, com um vasto programa de atividades a realizar por todo o país e que se estenderão até ao final de 2020. Recorde-se que Amália Rodrigues nasceu a 23 de julho de 1920 e faleceu a 6 de outubro de 1999.

NOTA: A exibição de “Amália - o Filme”, inicialmente agendada para as 15.30 horas de 12 de outubro, foi antecipada para dia 11 de outubro, sexta-feira, pelas 21.30 horas, no Centro Sociocultural do Brejão, com entradas livres. 

 

Por: CM Odemira