Sete concelhos do distrito de Faro apresentam hoje um risco máximo de incêndio, de acordo com informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco máximo estão os concelhos de Monchique, Silves, Loulé, São Brás de Alportel, Tavira, Alcoutim e Castro Marim, no distrito de Faro.

O IPMA colocou também mais de 30 concelhos dos distritos de Viseu, Guarda, Bragança, Vila Real, Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Beja e Faro em risco muito elevado de incêndio.

Este risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro do continente períodos de céu muito nublado, apresentando-se muito nublado até final da manhã, e tornando-se pouco nublado nas regiões do interior a partir da tarde.

Estão também previstos períodos de chuva, em especial no litoral, passando gradualmente a regime de aguaceiros fracos e pouco frequentes e vento fraco a moderado do quadrante oeste, soprando por vezes forte nas terras altas.

A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e descida de temperatura, mais significativa nas regiões do interior.

Na região sul prevê-se céu muito nublado, tornando-se pouco nublado ou limpo a partir da tarde e vento fraco a moderado do quadrante oeste, soprando moderado a forte nas terras altas.

O IPMA aponta ainda para a possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e descida da temperatura máxima nas regiões do interior.

As temperaturas mínimas do continente vão oscilar entre os 10 graus Celsius (na Guarda e em Viseu) e os 17 (em Lisboa e Aveiro) e as máximas entre os 19 (na Guarda) e os 30 (em Faro).

 

Por: Lusa