No dia 4 e no dia 5, pelas 10h00, a equipa Cinotécnica do Destacamento de Intervenção do Comando Territorial da GNR de Faro promete suscitar a curiosidade de miúdos e graúdos através de diversas demonstrações em que o melhor amigo do homem é parceiro de missões de grande responsabilidade como a deteção de drogas, armas e explosivos, operações de busca e salvamento, entre outras.

O domingo é dia de descanso e de passeio, por isso o programa começa, logo pelas 10h30, com a «Patinhada Feliz», uma caminhada dedicada a cães, gatos e outros animais de companhia, que para puderem participar têm que estar devidamente identificados e vacinados. E para que o momento fique bem registado, haverá um painel onde todos os participantes podem ser artisticamente fotografados com o seu amiguinho especial. No final será entregue um Diploma de Bicho Atlético, um kit de higiene e uma coleira nova.

Pelas 12h30 os Bombeiros Voluntários de Albufeira fazem nova Demonstração de Primeiros Socorros Animal.

Já depois do almoço, a partir das 15h30, na tenda da «Animalix», tem início o Colóquio sobre os Direitos dos Animais de Companhia, cuja sessão de abertura irá contar com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, e da vereadora responsável pelo pelouro da Proteção Animal, Cláudia Guedelha.

O Colóquio está organizado em torno de dois temas centrais: «Os Direitos dos Animais de Companhia», que irá ser abordado por Marisa Quaresma dos Reis, Provedora Municipal dos Animais de Lisboa e “Alertar é Proteger”, que conta com a intervenção do responsável pelo SEPNA – Algarve, o Sargento-Ajudante Bondoso.

No final está previsto um sorteio entre os participantes inscritos no Colóquio, que dá direito a 10 vales de vacinação completa, 20 vales de banho e tosquia, 30 cabazes com produtos alimentares, de higiene e lazer para animais, mais o bichoskine «Um cão chamado Zebra».

A seguir, as associações de defesa dos animais de Albufeira, PRAVI e PATA ATIVA irão aproveitar a oportunidade para apresentar o trabalho que têm estado a desenvolver, ao que se segue um café/convívio com entrega de brindes a todos os participantes.

Pelas 16h00 há mais um momento de animação com um espetáculo infantil. A Festa prolonga-se até por volta das 18h00.

 

Por: CM Albufeira