No dia 12 de outubro decorre, na Igreja da Misericórdia, o seminário «Tavira nos séculos XV e XVI – A principal do reino do Algarve», o qual conta com a presença de historiadores e especialistas de Arquivística Histórica, Património Cultural, História Militar e Marítima, Arqueologia Náutica e Subaquática, Urbanismo e História de Arte, Heráldica e Genealogia, Movimentos Filosófico-Religiosos e Inquisição.

Trata-se do segundo seminário enquadrador do tema, realizado este ano, e visa a disponibilização de novos conhecimentos sobre a História de Tavira e de Portugal.

A 16 de março de 1520, o Rei D. Manuel I, por carta régia, elevou Tavira à categoria de cidade. Em 2020, completar-se-ão 500 anos sobre este acontecimento.

Tavira foi a primeira urbe do Algarve, após a fundação de Portugal, a ser elevada a cidade, acontecimento que reflete a sua importância no contexto nacional e da região sul, em particular durante os séculos XV e XVI, período de expansão para o Norte de África, da descoberta de novos continentes e viagens dos portugueses pelo mundo.

Tavira é referida pelos cronistas da época moderna, nomeadamente por Frei João de São José, como a “Principal do Reino do Algarve”.

Entrada livre e sujeita a inscrição, através:
https://forms.gle/AzQ51paXC3BHiB2K6

 

Por: CM Tavira