4 DE OUTUBRO, DIA MUNDIAL DO ANIMAL PROJETO EDUCATIVO DESTINADO AO 1º CICLO ARRANCA EM SIMULTÂNEO EM LISBOA, PORTO E FARO

Podemos criar um mundo melhor para os animais e para todos nós? O «Eu Cuido» acredita que sim, razão pela qual tem vindo a desenvolver sessões de sensibilização direcionadas para as crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre o bem-estar, saúde, comportamentos e necessidades dos animais de companhia, em especial do cão e do gato. O projeto arranca a 4 de outubro, Dia Mundial do Animal, simultaneamente em Lisboa, Porto e Faro.

A parte prática da iniciativa fica a cargo das equipas do Grupo Operacional Cinotécnico da Polícia de Segurança Pública, com a dupla agente e cão e contribuir com exemplos concretos nas sessões educativas que do «Eu Cuido». Já a parte teórica é conduzida por um formador que complementa na aula a informação fornecida a partir de vídeos temáticos, cujos protagonistas são as personagens do Cão Peão, Zé Gato, e uma médica veterinária.

Com o mote «Um mundo melhor para os animais», o projeto nasceu da colaboração da Mars Iberia e da Royal Canin com a Ordem dos Psicólogos, a Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) de Lisboa e Setúbal para que, em conjunto, cheguem aos embaixadores das mudanças de mentalidade e comportamentos na sociedade: as crianças.

«Com o objetivo de educar uma geração futura, que aja na base do respeito e contribua para uma melhor convivência entre animais e humanos, tencionamos continuar a impactar mais alunos e chegar a cada vez mais locais do país», afirma a responsável pelo projeto, Filipa Herédia.

«Esta é uma iniciativa sem fins lucrativos que pretende alcançar, ao longo deste ano letivo, cerca de 50 escolas desde Lisboa ao Porto e Algarve. Acreditamos que este é um projeto que transporta consigo um grande valor educativo e social, por esse mesmo motivo, estamos abertos a que mais parceiros se queiram juntar a nós nesta jornada!», acrescenta a coordenadora do projeto.

Além da presença em sala de aula das forças de segurança nacionais, foram já formados mais de 200 agentes da PSP e militares da GNR para, de forma autónoma, realizarem sessões integrais nas escolas.

Desde Novembro de 2017, o «Eu Cuido» já chegou a mais de 11 mil alunos, impactou 560 professores e coordenadores do Ensino Básico, contou com a ajuda de 40 voluntários e passou por cerca de 90 escolas em locais como Lisboa, Setúbal, Sintra, Porto, Leiria, Santarém, Faro, Cascais, Braga, Açores e Madeira.

Esta é a terceira edição do «Eu Cuido» que, para além do propósito de serviço público que tem vindo a assumir, continua a distribuir sorrisos e momentos inesquecíveis pelas salas de aula.

 

Por:LPM