A comunidade internacional assinala o Dia Mundial de Cuidados Paliativos, anualmente, no segundo sábado de outubro, com o objetivo de unir esforços na promoção do acesso a estes cuidados e na sensibilização da comunidade para as necessidades das pessoas com doença avançada e progressiva.

Estima-se que, em cada ano, mais que 25.5 milhões de pessoas morrem em sofrimento físico e psicológico intenso derivado a doença. (The Lancet Commission on Global Access to Palliative Care and Pain Relief).

A Organização Mundial de Saúde define os Cuidados Paliativos como "Cuidados que melhoram a qualidade de vida dos doentes e suas famílias, abordando os problemas associados às doenças que ameaçam a vida, prevenindo e aliviando o sofrimento, através da identificação precoce e avaliação minuciosa da dor e outros problemas físicos, psicológicos, sociais e espirituais.”

O tema da comemoração deste ano, a nível mundial é “Cuidados Paliativos – Meu Cuidado, Meu Direito”, com enfoque no acesso universal aos cuidados paliativos e ao seu reconhecimento como um direito humano.

O Município de Lagoa, em colaboração com a Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos (ECSCP) do ACES Barlavento, pretende associar-se a esta comemoração, dando o seu contributo na prestação de informação, sensibilização da comunidade e organizações institucionais existentes, desmistificação de preconceitos e recursos disponíveis, promovendo, assim, a equidade de acesso aos Cuidados Paliativos.

Participe, no dia 13 de outubro de 2019, no Sítio das Fontes – Estômbar, na caminhada/corrida a realizar com o tema “Cuidados Paliativos- Meu Cuidado, Meu Direito”.

Neste evento de cariz comunitário e integrativo, os participantes terão a oportunidade de conhecer os recursos disponíveis nesta área e as formas de atuação em Cuidados Paliativos no ACES Barlavento, para que cada vez mais estes cuidados sejam um Direito de TOD@S.

 

Por: CM Lagoa