O marabu-grande é uma impressionante ave da família das cegonhas, outrora comum nalgumas zonas da Ásia.
Hoje em dia, a população global desta espécie encontra-se «Em perigo» de extinção e estima-se que apenas existam entre 800 a 1200 indivíduos, dos quais, aproximadamente 75% reside em Assam, distrito de Kamrup, Índia.
As principais ameaças para estas aves corpulentas estendem-se desde:
1) número insuficiente de árvores adequadas para a construção dos ninhos,
2) redução dos locais de nidificação,
3) destruição dos ninhos pela acção do Homem, bem como, portempestades e,
4) quedas potencialmente fatais das crias nos ninhos.
O programa para a conservação da comunidade de marabus-grandes de Kamrup teminfluenciado positivamente os seus residentes, no sentido de mostrar como estas avescarnívoras e necrófagas são importantes nesta região.
Ademais, este programa dedica-se à construção e implementação de estruturas artificiais para ninhos que podem aumentar a capacidade de nidificação e até tornar possível que estas cegonhas se reproduzam mais próximo das zonas de alimentação, em áreas protegidas.
Três conjuntos destas estruturas foram construídas nos últimos 2 anos e duas delas produziram uma cria, uma das quais abandonou o ninho com sucesso a 5 de Maio de 2019.
Este projecto foi acarinhado a nível local e regional pelo governo, assim como pelos seus habitantes.
Neste sentido, o Zoo de Lagos juntou-se a este projecto de conservação através do financiamento para a construção de uma estrutura de nidificação usando materiais como bambu da região e corda.
Acreditamos que, com este contributo, podemos ajudar no crescimento da população destas maravilhosas aves, parentes do Marabu, espécie que se reproduz todos os anos no Zoo de Lagos.
 
 
Por: Zoo Lagos