a nova Área de Serviço para Auto Caravanismo e a requalificação da Fonte da Mesquita

No Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro, o Presidente da Câmara Municipal, Vitor Guerreiro, acompanhado pela Vice-Presidente, responsável pelo pelouro do Turismo, Marlene Guerreiro e pelo Vereador, responsável pelo pelouro das obras, Acácio Martins, visitou os trabalhos em curso, em duas obras cuja concretização representa um importante contributo para o desenvolvimento turístico do município.

A Requalificação da Fonte da Mesquita dá continuidade ao projeto de valorização do património “Memórias da Terra” que o município tem vindo a desenvolver e que permitiu, nos últimos anos, requalificar um conjunto de espaços, tais como a Fonte Nova e Lavadouro, no Centro Histórico da vila; a Fonte Velha, no sítio de Mealhas ou o Poço Madruga, na zona Serrana do concelho.

A requalificação da Fonte da Mesquita, uma obra há muito aguardada para valorizar este relevante elemento do património rural do concelho, de grande importância na memória da comunidade local, resulta de uma candidatura a apoios comunitários, apresentada em parceria pela Câmara Municipal e pela Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, respetivamente ao PDR2020 (Programa de Desenvolvimento Rural de Portugal) no âmbito da operação de apoio à renovação de aldeias, programa coordenado a nível regional pela Associação IN LOCO.

As obras adjudicadas à empresa J.G. Benedito, Lda. pelo valor aproximado de 50.000,00 euros incluem trabalhos de reparação do Lavadouro aí existente, com a substituição da cobertura por uma estrutura em madeira e telhas cerâmicas da região; definição de novos pavimentos e delimitação da rede viária com vista a uma circulação pedonal e rodoviária mais eficiente e segura; plantação de árvores; instalação de novo mobiliário urbano; sinalização vertical e horizontal; e ainda execução da rede de pluviais e da rede de rega.

A nova Área de Serviço de Autocaravanas de São Brás de Alportel está a nascer num espaço do município, localizado na entrada sul de São Brás de Alportel, na Rua Jaime Passos Pinto, zona próxima do centro urbanos e das zonas de comércio serviços, beneficiando ainda de excelentes acessibilidades. A Área de Serviço terá capacidade para 25 autocaravanas, equipada com um edifício de apoio com receção, lavandaria e instalações sanitárias, uma zona comum de convívio coberta com grelhadores, mesas e espaço ajardinado, zona de enchimento e descarga de águas residuais ligado às respetivas redes públicas, vias de circulação, zonas de estacionamento, iluminação e vedação.

Esta obra está integrada num projeto intermunicipal, para a criação de uma rede de apoio ao auto caravanismo na região do Algarve, o qual foi objeto de uma candidatura a fundos comunitários, aprovada, no âmbito do CRESC Algarve, integrada no Plano de Ação para a Valorização dos Recursos Endógenos. Trata-se de uma operação conjunta entre os Municípios de São Brás de Alportel, Silves e Tavira, em parceria com a Associação In Loco, que representa um investimento total que ascende os 590 mil euros, com uma comparticipação comunitária de 70% do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

A obra de criação da Área de Serviço de Autocaravanas de São Brás de Alportel foi adjudicada à empresa são-brasense Sérgio Caiado Raminhos, Lda., pelo valor aproximado de 140.000,00 euros, com um prazo e execução de 300 dias.

A criação de valências para o acolhimento dos auto caravanistas constitui um eixo da estratégia de desenvolvimento turístico do município. “Neste momento encontram-se também em curso projetos, nesta área de iniciativa privada. Pretende-se que dentro em breve, São Brás de Alportel possa ser uma referência no acolhimento, de forma organizada e de qualidade, no setor do Auto caravanismo, que representa um importante segmento no setor turístico”, refere a Vice-Presidente, Marlene Guerreiro.

Para o edil são-brasense, Vitor Guerreiro, estas duas obras são bem o exemplo do investimento muito significativo que o município tem vindo a fazer, com o objetivo de estimular o desenvolvimento turístico de São Brás de Alportel, “tendo por base a valorização do nosso património, e a rentabilização da nossa localização privilegiada”. “Somos cada vez mais uma referência, nos segmentos de turismo natureza, cultural e gastronómico, com uma localização privilegiada, entre a Serra e o Mar, que é descoberta por um número crescente de turistas, muitos que se tornam posteriormente residentes”, conclui.

 

Por: CM de São Brás de Alportel