A portuguesa Rita Raimundo, formadora da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, foi a vencedora do concurso para profissionais da 29ª Taça Europeia Georges Baptiste, que contou com a participação de representantes de vários países.
A portuguesa Rita Raimundo, formadora da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, foi a vencedora do concurso para profissionais da 29ª Taça Europeia Georges Baptiste, que contou com a participação de representantes de vários países.
A competição consistiu em oito provas: acolher e tirar nota de encomenda (‘commande order taking’), Buffet Frio (preparar e servir um cocktail de camarão emabacate), Peixe (filetar e servir uma Dourada), Carne (executar e servir um Bife Tártaro), Sobremesa (preparar e flamejar uma pêra), Cocktails (preparação e serviço de short e long drinks), Vinhos &
Álcool (análise e comentário de três produtos vínicos europeus) e Prática (preparação de uma mesa para quatro clientes) – cuja prestação mereceu a Rita Raimundo a distinção do júri.
Com um elevado grau de exigência e uma já longa tradição, a Taça Europeia George Baptiste é a mais importante prova, a nível internacional, na área do serviço de mesa, promovendo o desenvolvimento integrado de um serviço de excelência unindo técnica, atitude, comportamento, interação com o cliente, comunicação e cultura, na execução de um serviço de mesa harmonioso que evidencia a excelência do serviço de restaurante.
Rita Raimundo é formadora de Restauração e Bebidas nas Escolas do Turismo de Portugal, onde iniciou o seu percurso como aluna, com apenas 15 anos, na Escola de Coimbra.
Passou por diversas experiências, como o Hotel Quinta das Lágrimas ou o Epic Sana Luanda, e representou Portugal no concurso mundial de cocktails nas Caraíbas.
O seu maior propósito é cativar os alunos para a arte da Restauração, tendo uma apetência especial pela Mixologia Moderna do Bar e pela Cultura Vitivinícola.
A 29ª edição da Taça Europeia Georges Baptiste decorreu na Escola do Turismo de Portugal em Faro, com 12 países a competirem pelo título de campeões de serviço de restaurante, bar e vinhos.
 
Sobre o Turismo de Portugal
Integrado no Ministério da Economia, o Turismo de Portugal é a Autoridade Turística Nacional responsável pela promoção, valorização e sustentabilidade da atividade turística.
Agrega numa única entidade todas as competências institucionais relativas à dinamização do turismo, desde a oferta à procura.
Com uma relação privilegiada com as outras entidades públicas e os agentes económicos, no país e no estrangeiro, o Turismo de Portugal está empenhado em cumprir o desígnio de reforçar o turismo como um dos pilares do crescimento da economia portuguesa.
 
Sobre as Escolas do Turismo de Portugal
A Rede Escolar do Turismo de Portugal é constituída por 12 escolas, de norte a sul do país, (Porto, Douro/Lamego, Viana do Castelo, Coimbra, Oeste, Estoril, Lisboa, Portalegre, Setúbal, Vila Real de Santo António, Portimão e Faro) que apostam na formação profissional, qualificando e elevando as competências dos profissionais do setor.
As Escolas do Turismo de Portugal formam mais de 3.000 alunos por ano, preparando os jovens para o primeiro emprego e, simultaneamente, qualificam os profissionais do setor, com vista à melhoria da qualidade e prestígio das profissões turísticas.
 
Por: LPM