A Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, de Portimão, comemora, no próximo dia 6 de novembro, 26 anos de muitas histórias para contar ao serviço da comunidade local.

As comemorações vão ser assinaladas em três dias e através de cinco atividades para diferentes públicos. No dia de aniversário, dia 6 de novembro, às 14h30, destaque para o «O Algarve de Sophia», um recital com poemas e canções de tributo a Sophia de Mello Breyner, por Afonso Dias no âmbito das Comemorações do Centenário do Nascimento de Sophia de Mello Breyner 1919 – 6 de novembro. O público-alvo são as escolas secundárias e carece de inscrição prévia. É conhecida a relação íntima e profunda de Sophia de Mello Breyner Andresen com o Algarve. Desde muito jovem que ela se apaixonou por este sul e este mar, por estes lugares e esta luz, por esta gente e estas cores, que lhe lembravam a Grécia, primordial na sua formação de poeta e na visão filosófica que lhe modelou a cidadania exemplar. No mesmo dia, mas às 21h00, a comunidade é convidada a assistir ao espetáculo de Afonso Dias com «Fado Aleixo», numa homenagem ao grande poeta algarvio nos 120 anos do seu nascimento (1899). «Fado Aleixo» é um tributo ao mais criativo e sagaz dos poetas algarvio – António Aleixo. Afonso Dias traz o poeta Aleixo de regresso ao Fado Tradicional, que ele mesmo cantava. Um algarvio, um herói popular, um poeta superior.

Nos dias 8 e 9 de novembro serão dias dedicados à escritora Margarida Fonseca Santos, autora reconhecida e muito querida do público que tem uma grande parte das suas obras no Plano Nacional de Leitura. Publicou o seu primeiro livro para crianças há vinte e um anos. Desde esse instante, nunca mais parou de escrever para este público, um verdadeiro desafio que se transformou numa grande paixão. No dia 8, pelas 16h00, a escritora irá ministrar uma ação de Formação intitulada «Escrever para ler» dirigida a professores bibliotecários, técnicos de Biblioteca, professores e educadores. A inscrição deverá ser realizada previamente na Biblioteca Municipal. À noite, pelas 21h00 a Biblioteca recebe uma Sessão de Contos gratuita para Adultos pela Margarida Fonseca Santos.

«Razões para Escrever» (NósNaLinha, 2019), de Margarida Fonseca Santos, conta-nos o percurso da autora, mas simultaneamente a relevância para entrar no jogo da palavra escrita, da escrita lúdica, onde se desafiam as regras rígidas de gramática e da sintaxe – o que importa é «desbloquear» para brincar com a palavra. «O meu campo são as palavras», escreve Margarida no início do livro, aconselhando-nos a arrumá-las, desarrumá-las e voltar a arrumá-las numa folha branca.  O que importa é escrever, escrever, escrever.

No sábado, dia 9 novembro, pelas 16h00, crianças e jovens são convidados a passar uma tarde bem animada com uma Sessão de Contos gratuita. Margarida Fonseca Santos é autora de livros como «Altamente», «O Boião Mágico» e «Uma Questão de Azul-Escuro», e de coleções como «O Reino de Petzet» e, em coautoria com Maria João Lopo de Carvalho, «Os 7 Irmãos». Além de escrever para crianças, adultos e teatro, trabalha na área da escrita criativa e do treino mental, algo que ficou do tempo em que se dedicava à Pedagogia e à Formação Musical. A coleção «A Escolha É Minha» é o reflexo de todo este percurso.

PROJETOS DA BMMTG
Ao longo dos seus 26 anos de existência, têm sido promovidas inúmeras iniciativas dirigidas a pais e filhos, avós e netos, as quais constituem excelentes oportunidades para a partilha de experiências e saberes entre gerações. De referir que a Biblioteca pertence ao grupo de trabalho das bibliotecas municipais do Algarve – em formalização a Rede de Bibliotecas do Algarve com o apoio da AMAL e DGLAB - Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e tem projetos marcantes na comunidade, como o Clube de Leitura, a Recolha e Reutilização de Manuais Escolares, os Padrinhos da Leitura e ainda as Férias de Verão «5 Histórias, 5 Semanas e 1 Noite».

Além dos serviços habituais de consulta local de documentos, jornais, publicações de carácter periódico e internet, ou dos empréstimos domiciliários, a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes possui um valioso fundo documental, que incide sobretudo na região algarvia e nas suas gentes e assinala várias efemérides como o Natal, a Páscoa, o Halloween, o Dia do Pijama, o Carnaval e o Março Jovem com a comunidade escolar.
NÚMEROS

Neste 26º aniversário, importa realçar números que marcam a diferença. A Biblioteca Manuel Teixeira Gomes tem 18.500 utilizadores inscritos, tem 80.000 documentos disponíveis, tem 175 utilizadores diários, tem 50 crianças por cada sessão educativa, tem 30 acessos Wi-Fi diários, tem 50 consultas de internet diárias e 70 documentos emprestados diários. Para além destes dados importa referir que este equipamento presta apoio às 16 bibliotecas escolares do concelho e apoia o Prémio Nacional de Leitura, o Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes e a Feira do Livro.

Envergando o nome de um dos mais ilustres cidadãos portimonenses e reconhecido escritor, a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes é hoje um espaço privilegiado de leitura e contacto com o universo da literatura. Promover e desenvolver serviços e atividades diversificadas que contribuam para o acesso livre da comunidade ao conhecimento, à cultura e à informação, é a grande missão deste espaço que faz parte das infraestruturas concelhias de cultura e que pertence à Rede Nacional de Leitura Pública.

Nas duas últimas décadas e meia, passaram por este espaço consagrado à literatura e às leituras destacadas personalidades, de José Saramago a Lídia Jorge, sem esquecer Álvaro Cunhal, Ernâni Lopes, Pepetela, José Fanha, Fernando Rosas, Daniel Sampaio, Glória Marreiros, Gonçalo Ribeiro Teles, Isabel Alçada, Manuel Alegre, Mia Couto, José Eduardo Agualusa e tantos outros.

 

Por: CM Portimão