A obra de Sophia de Mello Breyner Andresen (1919 - 2004), que tem na poesia o centro à volta do qual tudo se move, é uma das mais importantes da cultura portuguesa.

Também a sua vida livre, fundada na ética e na coragem, é referência, motivação e permanência.

No centenário do seu nascimento, comemorar Sophia é lembrá-la em comum, celebrando essa profunda e desassombrada exaltação da vida, essa aguda e universal consciência do mundo de que a sua poesia dá testemunho para sempre.

O TEMPO – Teatro Municipal de Portimão propõe dois espetáculos vivos e diversos, ambiciosos e atualizados, que refletem todas as faces do rosto ao mesmo tempo uno e múltiplo de Sophia.

O primeiro espetáculo, «O Mundo de Sophia», pela Lisbon Poetry Orchestra, acontecerá em 31 de outubro, com uma sessão às 16h00 para alunos do ensino secundário e professores das escolas da cidade, com inscrições prévias, e outra às 21h30 para o público em geral, com ingressos no valor de 5€. 

Neste espetáculo, com a chancela da Comissão das Comemorações do Centenário de Sophia de Mello Breyner Andresen, os poemas que a Lisbon Poetry Orchestra selecionou atravessam diferentes fases da vida da autora, fazendo parte de uma narrativa que engloba também excertos de entrevistas e textos sobre a obra.

Há um fio condutor que parte dos acontecimentos mais marcantes da sua vida e que, de uma forma cronológica estruturam todo o concerto: Infância e Juventude, a vinda para Lisboa; O Mar; As Viagens: Grécia e Brasil; A luta contra a ditadura e a Revolução de Abril.

Trata-se de um espetáculo multimídia que usa a imagem como complemento da palavra dita e da música, e que, num formato próximo do «poema/canção» conduzirão o público ao imaginário único de Sophia.

Integram a Lisbon Poety Orchestra, nas vozes: Nuno Miguel Guedes, Miguel Borges, André Gago e Paula Cortes; e os músicos: Filipe Valentim (teclados), Sérgio Costa (guitarra elétrica), Luís Bastos (saxofone, clarinete e guitarra acústica) e Alexandre Cortes (baixo elétrico).

O segundo espetáculo «Para lá do Mar de Sophia», pela companhia de dança contemporânea Quorum Ballet, acontecerá em 8 de novembro, com sessões às 10h00 e às 14h00 para alunos e professores do 2.º CEB (5.º ano), com inscrições prévias, e em 9 de novembro, pelas 16h00, para famílias e público em geral, com ingressos no valor de 5€. 

Neste espetáculo, com coreografia de Daniel Cardoso, a mais internacional das companhias portuguesas de dança contemporânea inspira-se em quatro histórias nascidas da memória e escritas a tinta de liberdade: Oriana e o Rapaz de Bronze. Cavaleiro e o Mar. Todas tendo em comum uma letra apenas: S de Sophia. S de Saudade.

Uma viagem dançada para os mais pequenos, mas também para os pais e famílias, pelas memórias de Sophia de Mello Breyner Andresen, onde as palavras ganham vida numa coreografia de magia e simplicidade.

 Os bilhetes estão à venda online em tempo.bol.pt, na bilheteira do TEMPO, que está aberta de terça a sábado entre as 13h00 e as 17h30 e nas noites do espetáculo até ao seu início e ainda nos locais habituais aderentes da BOL, nomeadamente FNAC, Worten, CTT, Pousadas da Juventude, El Corte Inglês, Lojas Note! e Rede Serveasy.

 
 
Por: CM Portimão