A Biblioteca Municipal de Silves (BMS) desenvolve durante o mês de novembro ações para públicos distintos: crianças, alunos do 1.º ciclo e seniores.
«Eu quero saber sobre… o Universo» é a ação que terá lugar a 2 de novembro, pelas 15h30.
Esta atividade, destinada a crianças dos 6 aos 13 anos e suas famílias, permitirá que os participantes consigam aprender de forma divertida e interativa muitas curiosidades sobre o Universo e os astros que compõem o Sistema Solar.
 
Dinamizada pelo Centro de Ciência Viva de Lagos e organizada pela autarquia silvense, esta ação requer inscrição prévia para que se possa participar.
No dia 13 de novembro, pelas 10h30 e 14h30, a sala Urbano Tavares Rodrigues da BMS acolherá os alunos do 1.º ciclo que assistirão à «FADA ORIANA: teatro de marionetas», de Sophia de Mello Breyner Andresen.
Uma das mais célebres obras da literatura infantil portuguesa, escrita em 1958, adaptada ao teatro de marionetas numa versão didática e mágica dedicada à infância que nos leva até ao misterioso universo das fadas no imaginário da escritora, no ano em que se comemora o centenário do
seu nascimento.
 
Este teatro infantil será dinamizado pelo II ACTO – Produções artísticas e organizado pela CMS.
A terceira ação, que acontece a 20 de outubro, é mais uma sessão das leituras intemporais, projeto de promoção da leitura junto do público sénior, em lares, que a autarquia tem vindo a dinamizar.
Consiste na leitura de textos selecionados pelas técnicas da BMS, que servem de mote para a construção de um diálogo com os idosos, recuperando as suas memórias e histórias, num ambiente informal e afetivo.
 
Desta feita serão seus destinatários os utentes do Centro Cultural e Social João de Deus.
 
«Vamos falar sobre fotografia», será o workshop de fotografia, que terá lugar a 23 de novembro, pelas 15h00, na sala Urbano Tavares Rodrigues. Este workshop é dinamizado por José Estiveira, onde explicará os modelos de Máquinas Analógicas e Digitais, bem como a sua evolução ao longo do tempo. 
Esta atividade destina-se a jovens entre os 12 e os 17 anos e suas famílias.
 
Ainda durante o mês de novembro, estará patente na BMS, uma exposição de fotografia intitulada «Pessoas» de Maria Lúcia Cabrita.
 
 
Por: CM Silves