O presidente da Câmara de Olhão (PS), António Miguel Pina, foi hoje eleito por maioria líder da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), depois de Jorge Botelho ter suspendido o cargo para integrar as listas do PS para as eleições legislativas.

Na reunião do Conselho Intermunicipal da AMAL que decorreu hoje de manhã, em Faro, votaram 15 dos 16 presidentes de Câmara do Algarve, já que o presidente da Câmara de Monchique, Rui André, esteve ausente: António Miguel Pina foi eleito por maioria, com nove votos a favor e seis em branco.

Os vice-presidentes da AMAL mantêm-se os mesmos: o socialista Osvaldo Gonçalves, presidente da Câmara de Alcoutim, que foi o presidente em substituição enquanto Jorge Botelho teve o mandato suspenso, e o social-democrata Rui André.

O presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo, tinha avançado, há duas semanas, com uma candidatura à sucessão do presidente ainda em funções, Jorge Botelho, que ia tomar posse como deputado, mas que foi entretanto nomeado secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local.

No entanto, uma semana depois, anunciou que ia retirar a candidatura, alegando ter surgido um candidato mais consensual entre os autarcas socialistas do Algarve.

O ex-presidente da AMAL e da Câmara de Tavira, Jorge Botelho, suspendeu ambos os mandatos para integrar o terceiro lugar nas listas do PS para as eleições legislativas, numa altura em que já não se podia recandidatar à autarquia, por ter atingido o limite legal de três mandatos.

Das 16 autarquias do Algarve, 10 são lideradas por executivos de maioria socialista, contra cinco PSD e uma CDU.

 

Por: Lusa