Receita de 2.062 euros reverteu a favor dos Bombeiros Voluntários de Albufeira
 
A baixa de Albufeira foi invadida por milhares de pessoas que se juntaram para brincar ao Halloween, numa festa organizada pelo Município em colaboração com os comerciantes locais. Uma noite a relembrar os meses de verão, com miúdos e graúdos vestidos a rigor.
 
No final da festa, foi angariado o montante de 2.062 euros que revertem a favor dos Bombeiros Voluntários de Albufeira. O Halloween na baixa de Albufeira foi uma iniciativa dos comerciantes da Rua 5 de Outubro, à qual a autarquia se juntou nas duas últimas edições.
 
O Halloween Albufeira voltou a ser um sucesso, com milhares de pessoas a descerem ao Largo Eng.o Duarte Pacheco para comemorarem a Noite das Bruxas a rigor.
Diabos, zombies, monstros, fantasmas e muitos outros personagens juntaram-se às dezenas de figurantes para deambularem pelas ruas da baixa da cidade.
 
A noite começou com o Halloween Parade, um desfile pela Avenida da Liberdade, Largo Eng.o Duarte Pacheco e Rua 5 de Outubro, que contou com a animação da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, dos alunos da Academia Soul e de vários grupos animados, entre os quais um grupo ligado ao carnaval de Paderne.
 
Os visitantes dividiram-se entre as várias zonas de animação: os Túneis Assombrados, a Galeria das Doçuras e Travessuras e o Bazar dos Diabos.
Houve ainda tempo para fazer desporto com a Scary Run, uma corrida assustadora que levou os atletas a percorrerem um circuito cheio de surpresas medonhas. Pela noite dentro, os dançarinos da Academia Soul deram vida ao Halloween Spooky Dance, espetáculo temático dedicado à data.
 
Durante a festa foram entregues os prémios referentes ao concurso de abóboras, em  que as três abóboras mais assustadoras ganharam entradas duplas para o Halloween do parque temático Zoomarine.
«O Halloween em Albufeira começou por ser festejado pelos comerciantes da baixa da cidade e no ano passado a Câmara decidiu apoiar a iniciativa e alavancá-la para que ganhasse uma dimensão maior. E foi isso que aconteceu.
 
Este ano, conseguimos organizar um evento fantástico, com muita animação e entretenimento, que atraiu milhares de pessoas a esta zona nobre da cidade, fora da época alta», destacou José Carlos Rolo. O presidente da Câmara Municipal de Albufeira referiu que «queremos que as pessoas venham ao centro antigo da cidade, visitem o comércio, os restaurantes e os bares porque Albufeira não é só o verão. É isso que queremos transmitir com este tipo de eventos».
 
O autarca explicou que embora o Halloween não seja uma tradição portuguesa, «nesta altura do ano muitos ingleses e europeus estão de férias devido a uma semana de pausa letiva, e é para nós umaoportunidade de chamar pessoas e dinamizar a economia local» .
Além da dimensão turística do evento, o Halloween Albufeira tem uma vertente solidária, que este ano permitiu angariar 2.062 euros - através da venda de comida, bebida, rifas e das abóboras solidárias - que reverteu para os Bombeiros Voluntários de Albufeira.
 
 
Por: CM Albufeira