«Vamos falar sobre a Doença de Alzheimer e outras demências?» é o convite lançado pelo «Café Memória», um projeto da Associação Alzheimer Portugal,
para uma sessão muito especial do Programa «Mais Família Sénior», que marca encontro com as famílias são- brasenses, mensalmente, em tardes de sexta-feira.
Informar e sensibilizar sobre as demências de forma descontraída e informal é o objetivo desta iniciativa nacional que chega agora a São Brás de Alportel, depois de seis anos de intervenção.
A sessão terá lugar na próxima sexta-feira, dia 8, pelas 17h30, na Biblioteca Municipal Dr. Estanco Louro integrada no ciclo de sessões «Mais Família Sénior» dirigidas às famílias, para apoio aos desafios do envelhecimento e longevidade.
Uma iniciativa de participação gratuita, apoiada pelo Município de São Brás de Alportel e integrada no projeto «Café Memória».
«Café Memória» é um projeto de intervenção comunitária na área das demências complementar à resposta técnica, promovido pela Sonae Sierra e a  Alzheimer Portugal em parceria com a Fundação Montepio, a Fundação Calouste Gulbenkian e o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. Após seis anos saldados com sucesso, o projeto está agora a percorrer o país, chegando às populações que vivem fora dos grandes b centros urbanos denominando-se nesta nova fase: «O Café Memória faz-se à estrada».
Contribuir para a melhoria da qualidade de vida e para a redução do isolamento social em que muitos doentes, diagnosticados com Alzheimer ou outras demências, e as suas famílias se encontram e sensibilizar as comunidades locais para a relevância crescente do tema das demências, desconstruindo o estigma que lhe está associado são objetivos desta iniciativa.
 
Por: CM S. Brás de Alportel