Coordena projeto transformacional Erasmus+ «We share One Future»

O projeto Erasmus+ «We Share One Future»: Learning and Acting to Transform será desenvolvido à escala europeia num contexto de trabalho colaborativo entre cinco escolas situadas em Portugal, na Grécia, na Turquia, na Itália e na Roménia. Este projeto de cariz ambiental, aborda temáticas que a escola considera essenciais para a criação de contextos de aprendizagem diversificados e para o desenvolvimento da cidadania, traduzidas na exploração de metodologias de trabalho inovadoras e na promoção de atitudes mais responsáveis na relação com o ambiente. 

Os temas em foco serão as alterações climáticas, a poluição, a desflorestação, os animais em vias de extinção, a utilização sustentável dos recursos e a reciclagem.

As metodologias de trabalho passarão pelo Ensino Adaptado e Personalizado, pela Aprendizagem Baseada em Projetos, pela Gamificação, entre outros. Paralelamente haverá um investimento na promoção de competências na área das TIC e na utilização de uma língua estrangeira, neste caso, o inglês.

Pretende-se investir na formação de cidadãos do Séc.XXI, conscientes da importância da sua atitude e colaboração para a construção do presente e do futuro.

Portugal será representado pelo Agrupamento de Escolas Professor Paula Nogueira, nomeadamente pelas Escolas EBI/JI José Carlos da Maia, EB1 de Brancanes e EB1 de Quelfes. O grupo alvo deste projeto são cerca de 500 alunos com idades compreendidas entre os 3 e os 15 anos de idade. 

O primeiro encontro transnacional decorrerá na primeira semana do mês de dezembro em Portugal (Olhão) sob o tema «Alterações Climáticas».

Para além da troca de experiências e boas práticas de mobilidade transnacional, os parceiros terão a oportunidade de assistir a apresentações e de participar em workshops, dinamizados com a colaboração de várias entidades e organismos nacionais.  Ainda lhes será proporcionada a oportunidade de conhecer alguns lugares emblemáticos da nossa região.  

É nosso objetivo que o projeto tenha impacto não só na comunidade educativa, mas também na comunidade envolvente.

 

Por: Agrupamento do Escolas Professor Paula Nogueira