Iniciativa tem início no próximo dia 2 de dezembro
«MAMIS» é o título carinhoso com que o Município de Albufeira batizou o Programa de Apoio à Maternidade, uma iniciativa que tem por objetivo proporcionar às grávidas, recém-mamãs e bebésatividade física adaptada conjugada com sessões educativas.
Maternidade, atividade física, meditação,  ioga e sensoralidade do bebé são algumas das atividades que integram o programa, que vai ter início no próximo dia 2 de dezembro, no Espaço Integrar, a funcionar no Parque Lúdico de Albufeira.
 
A vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira, responsável pelo pelouro da Família e da Saúde, refere que o programa constitui um enorme desafio, uma vez que implica uma mudança de paradigma.
A justificar a afirmação,Ana Pífaro sublinha que «não se trata apenas de intervir com abordagens assistenciais, em modalidades de apoio social ou económico, mas, também, através da utilização de metodologias promotoras do desenvolvimento de competências parentais, contribuindo para o bem-estar individual e das famílias».
O «MAMIS», que se insere na área da prevenção de disfunções inerentes ao estado temporário de alterações físicas, psicológicas e sociais que ocorrem durante a gravidez e no período pós parto, visa preparar a mulher para estas alterações, acompanhar o aparecimento de disfunções típicas e minimizar os seus efeitos, nomeadamente as dores lombares, o edema dos membros inferiores, alterações de equilíbrio, bem como os estados de tristeza e exaustão que ocorrem no período pós parto.
O programa, que vai ter início no próximo dia 2 de dezembro, conjuga várias sessões educativas (ocupação na gravidez, meditação na gravidez, todos os bebés choram, mundo sensorial do bebé, ocupação do bebé dos 3 aos meses/ dos 6 aos 9 meses e dos 9 aos 12 meses) com sessões de atividade física regular (FitBall e Ioga para grávidas e FitBall e Ioga para mamãs e bebés), com vista a criar as condições necessárias a uma gravidez saudável e a uma rápida recuperação no pós parto.
A iniciativa, que vai ter lugar no Espaço Integrar, nas instalações do Parque Lúdico de Albufeira, é dinamizada por uma Terapeuta Ocupacional com formação complementar no Curso de Preparação para a Parentalidade e Fitball e por uma Socióloga com formação complementar em Ioga.
As sessões práticas decorrem duas vezes por semana, enquanto as sessões educativas realizam-se três vezes durante a gravidez e quatro vezes no pós parto.
 
 
Por: CM Albufeira