Prosseguindo a sua ação de mitigação e adaptação às alterações climáticas, e numa ótica de valorização e preservação dos recursos hídricos,
a Câmara Municipal de Loulépromove a Conferência «Loulé Adapta: +Educação para a Sustentabilidade do Uso da Água», no próximo dia 19 de novembro, a partir das 9h00, no Auditório do Convento Espírito Santo de Loulé.
 
Esta ação faz parte do projeto comparticipado pelo Fundo Ambiental, que concretiza o compromisso desta Autarquia de contribuir para a transformação da cultura cívica dos  seus munícipes, nomeadamente estimulando a adoção de comportamentos que tendam para a construção de uma sociedade com modelos de conduta sustentáveis em todas as dimensões da sua atividade, como preconizado na Estratégia Nacional de Educação Ambiental – ENEA 2020.
 
Esta conferência pretende apresentar um conjunto de sessões direcionadas para a sustentabilidade do uso da água, com participantes de várias áreas, do mundo empresarial à academia, do ambiente ao turismo, agricultura e pescas ou tecnologia.
Estas sessões estão relacionadas com o «Papel da Comunicação e Voluntariado na Sensibilização para o Uso +Sustentável da Água», as «Boas práticas e Uso + Eficiente da água nos Setores Económicos da Região do Algarve» e com o «Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia para o Uso +Eficiente da Água».
 
A Autarquia pretende lançar a reflexão e possíveis mudanças de comportamentos entre os intervenientes enquanto consumidores de recursos e enquanto
intermediários, procurando que essa mensagem de sensibilização possa chegar à comunidade escolar, aos trabalhadores da Câmara Municipal de Loulé ou aos agentes económicos - comércio, turismo, indústria e agricultura – e população em geral.
 
Os participantes terão, assim, a oportunidade de aprender um pouco mais sobre todas estas questões de forma a adotarem uma atitude mais sustentável. Com algumas dicas valiosas, poderão confirmar que através de pequenas mudanças de comportamento no dia-a-dia, é possível usar água de forma eficiente e sustentável, contribuindo para que este bem precioso, cada vez mais escasso, continue a estar ao alcance das gerações vindouras.
 
Refira-se que esta é uma iniciativa conjunta das várias unidades orgânicas envolvidas nesta temática: Divisão de Sustentabilidade e Recursos Naturais, Divisão de Ambiente e Unidade Operacional de Ação Climática e Economia Circular.

 

Por: CM Loulé