A gestão financeira do Município de São Brás de Alportel continua a estar em destaque, pelos melhores motivos, no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses de 2018,
que coloca São Brás de Alportel em 14.º lugar no ranking global dos municípios de pequena dimensão, integrados na lista dos 100 melhor classificados a nível global.
A nível regional, São Brás de Alportel lidera entre os municípios de pequena dimensão e ocupa o sexto lugar, entre os 16 municípios algarvios.
O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses de 2018 avaliou também o índice de dívida total, que consiste na relação entre o endividamento total e a receita corrente. Neste ranking, São Brás de Alportel mantem a 2.ª melhor posição em todo o distrito de Faro e passou da 24.ª posição nacional (2017) para a 22.ª posição (2018).
 
Este é um indicador da maior importância para avaliar a gestão financeira da autarquia que tem revelado uma exemplar gestão dos fundos públicos.
Nesta matéria, aliás, importa referir que o Município de São Brás de Alportel tem vindo a apresentar uma descida consistente desde 2013, quando obteve um índice de dívida total de 0,33, apresentando em 2017 um índice de 0,19 e e em 2018 de apenas 0,13.
A nível nacional, São Brás de Alportel surge ainda na 22ª posição no ranking para os municípios com melhor índice de Dívida Total, na 27.ª posição no ranking que indica quais os municípios com menor volume de juros e encargos financeiros pagos, em 12ª posição entre os municípios com menor peso no passivo exigível e na 50ª posição entre os municípios portugueses com melhor prazo de pagamento, com um prazo médio de pagamento de 7 dias.
 
O Ranking Global dos Municípios é calculado com base em diversos indicadores que são aplicados aos 308 municípios portugueses do continente. Integram o
ranking dos 100 municípios melhor classificados, as autarquias que obtiveram a pontuação global mais elevada. A pontuação total possível é de 2.000 pontos
e São Brás de Alportel obteve 1.193 pontos no ano transato.
Nesta análise são considerados como de pequena dimensão os municípios com menos de 20.000 habitantes, como é o caso de São Brás de Alportel.
 
 
Por: CM S Brás de Alportel