Com 15 anos de idade, assume o desejo da profissão que viria a assumir mais tarde, saindo do conforto do seu lar, deixando o Algarve, os seus pais, família e amigos em busca de um sonho: formar-se na área da Equitação.

Formou-se como Técnica de Gestão Equina e posteriormente, Treinadora de Equitação no Pólo da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes. Já formada, fez vários estágios nalguns dos melhores Centros Hípicos e Coudelarias de grande renome do País. 

No âmbito de desejar consolidar e aprofundar ainda mais os seus conhecimentos, decidiu ingressar na Escola Superior Agrária de Santarém, onde se licenciou em Equinicultura, tendo sido das mais jovens de sempre a formar-se nesta área.

Durante este percurso, Iris Miranda, competiu nas três modalidades olímpicas, desde Obstáculos, C.C.E. (Concurso Completo de Equitação) até ao Ensino (Dressage), modalidade onde se especializou e na qual compete há mais de 20 anos.

Ao longo deste percurso ligado à competição, Iris conta já com várias provas dadas da grande profissional em que se tornou. Já competiu em muitas provas, quer ao nível regional, quer ao nível nacional nos vários níveis e com cavalos de várias idades, nas quais a obtenção de boas classificações, foram sempre uma constante. 

No entanto, destacam-se os seguintes títulos:

Vice-Campeã Nacional 2019, no nível Complementar 

Vice-Campeã da Taça de Portugal em 2018

Medalha de Bronze em 2017 – Campeonato Nacional, no nível Médio

Vice-Campeã Nacional em 2016, no nível Elementar 

Vice-Campeã em 2019 do Campeonato Regional do Algarve, no nível Complementar 

Medalha de Bronze em 2017 do Campeonato Regional do Algarve, no nível Médio

Medalha de Bronze em 2017 do Campeonato Regional do Algarve, no nível Preliminar

Vice-Campeã 2014 do Campeonato Regional do Algarve, no nível Complementar

Medalha de Bronze em 2014 do Campeonato Regional do Algarve, no nível Complementar

E foi no fim de semana 25, 26 e 27 de Outubro, na Sociedade Hípica Portuguesa que decorreu os Campeonatos de Dressage Open (CPDO) 2019, organizados pela Dressage First, que esta brilhante cavaleira e grande profissional da equitação disputou o pódio do nível Complementar, entrando em pista com o cavalo Garbo, um Puro-Sangue-Lusitano, ensinado desde sempre pela própria e pelo seu marido, também ele Cavaleiro profissional.

O leque de participantes era muito forte, mas o apoio incondicional que a sua Equipa lhe transmitiu no decorrer destes dias, aliado à sua competência, e às ótimas performances, permitiram-lhe a Consagração de Vice-Campeã de Portugal, totalizando nos três dias um total de 197,386 pontos.  

Está, pois, de Parabéns esta Louletana que tanto tem contribuído para o desenvolvimento desta modalidade a nível Regional como representado a nossa Região nas pistas mais importantes de Portugal.

Iris Miranda, natural de Loulé, casada e com dois filhos, é a responsável em conjunto com o seu marido João Pedro Miranda, pela Lusitanus Miranda Dressage Team, que já conta no seu palmarés, para além de 11 títulos de Campeões Regionais, 10 Vice-Campeões Regionais, 2 títulos de Campeões Nacionais, 4 de Vice-Campeões Nacionais, com uma Medalha de Prata na Taça de Portugal e 12 Medalhas FEP nos diversos Campeonatos Regionais e Nacionais que disputaram.

Resultados que demonstram bem o fantástico trabalho que esta equipa está a desenvolver nesta modalidade, sendo hoje uma das grandes referências no Sul do País.

Equipa que conta com o apoio da:

Tecni-Marine e a da Visacar, empresas também elas referência na Região nas suas respetivas áreas de negócio.