Na cerimónia de receção, o Presidente do Município de Albufeira afirmou que «Albufeira está a fazer História; sem as pessoas nada se faz e sem as instituições nada duraria,

pelo que neste Congresso estamos a fomentar a nossa identidade e a promover a memória».

Depois, foram entronizados 15 confrades e homenageada Gina Alves, falecida confreira dos Gastrónomos algarvios. Fazendo jus ao tema do Congresso, «Sabores do Mar Português», o almoço foi frente ao mar em Olhos de Água, confecionado pelos organizadores da tradicional «Festa da Sardinha».

Na abertura do XV Capítulo Extraordinário da Confraria dos Gastrónomos do Algarve, no âmbito do XVII Congresso Europeu de Confrarias Vínicas e Gastronómicas, que decorre em Albufeira até domingo, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, frisou que com esta iniciativa, «Albufeira está a fazer História; sem as pessoas nada se faz e sem as instituições nada duraria, pelo que neste Congresso estamos a fomentar a nossa identidade e a promover a memória». Por seu turno, no papel de «Grande Conselheiro», o Grão Mestre José Manuel Alves sublinhou a importância do lema da Confraria, «Amizade, Fraternidade e Lealdade» e agradecendo o apoio e a boa organização do Município de Albufeira, salientou que um dos objetivos deste congresso é o de «tornar a Europa mais próxima, dando a conhecer os seus sabores e as marcas culturais das diversas regiões de cada país».

Seguiu-se a cerimónia de entronização e nela, o presidente da Câmara Municipal de Monchique, Rui André, foi entronizado Confrade de Honra da Confraria dos Gastrónomos do Algarve. Mas não foi o único, entre os 639 confrades: por Portugal, também Carlos Oliveira, presidente da Confraria Bacchus de Albufeira, Maria de Fátima Antão, diretora da CEUCO-Portugal e Irene Pimenta, fundadora da Confraria Gastronómica da Amadora; por Espanha, foram entronizados o conhecido ator Pepe Ruiz Martin, bem como o vereador da Câmara de Guriezo, Adolfo Izaguirre Ruiz e Salvador Fuster, chefe dos serviços do Ministério do Trabalho de Espanha. O francês Jean-Claude Estirach, Cavaleiro da Ordem Nacional Francesa de Mérito Civil foi outro dos entronizados de Honra, bem como o muito aplaudido chef Konstantinos Mouzakis, professor de Culinárias Históricas e Presidente do Acropolis Club of Atica. Itália teve Luciano Biassi, membro da Confraternitá del Boncuciar de Verona e Mariantonietta Vendramini, apresentadora de televisão na TV Itália do «Cozinha Amiga» e presidente desde 1989 da Confraternitá de Tavola Veneta de Venezia também entronizados e, pela Hungria, Csilla Bódis, especialista em vinhos do Vale Villany e elemento da Confraria das Senhoras da Gastronomia Húngara.

A cerimónia acolheu também os novos membros da Confraria, os irmãos André Filipe e João Pedro da Silva Nunes e Luís Fonseca. O ritual desenrolou-se de acordo com a tradição, subindo cada um dos novos confrades ao palco onde receberam as insígnias por parte do Grão-Mestre da Confraria, José Manuel Alves, do presidente do Conselho Fiscal, José Carlos Rolo e do presidente da Assembleia Geral da Confraria, Filipe Silva. O ritual implica ainda o toque da vara nos ombros e um juramento final, onde se jura, entre outras promessas, «em consciência e honra, defender em qualquer momento ou lugar, a gastronomia do Algarve». Destaque também nesta cerimónia para uma breve e emotiva homenagem a Gina Alves, confreira dos Gastrónomos do Algarve, recentemente falecida.

Com as suas capas medalhadas e ornamentadas de símbolos e seus estandartes, os elementos das 207 confrarias, nomeadamente as de Albufeira (Confraria Bacchus e Confraria do Frango da Guia), rumaram de seguida a Olhos de Água, onde os organizadores da «Festa da Sardinha» prepararam para todos os convivas um farto repasto do mar, acompanhado dos vinhos de Albufeira. A par da boa disposição e troca de conhecimentos, os doces de amêndoa, figo, laranja e alfarroba coroaram o momento onde a maresia esteve sempre presente.

O destaque do Programa de amanhã vai para o Congresso «Sabores do Mar Português – a importância na Gastronomia Tradicional Europeia - os Vinhos da Europa». De seguida, decorrerá a nomeação dos novos Embaixadores CEUCO e a entrega dos «Prémios AURUM – Europa Excellence Enogastronomic 2019», assim como a passagem do bastão ao próximo país organizador do Congresso de 2020. A partir das 14h00 terá lugar uma mostra de produtos agro-alimentares trazidos pelas confrarias das diversas regiões, ao som dos acordeões de Francisco Saboia e Petar Maric. Antes do jantar, a ser animado por Raquel Peters e os Al-Buhera, será servido um cocktail pelos alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão.

 

Por: CM Albufeira