Às 11h15 desta sexta-feira, 15 de novembro, o Município de Portimão convida toda a população a participar no exercício público e nacional de cidadania

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil promove esta sexta-feira, 15 de novembro, o exercício “A Terra Treme” que terá a duração de um minuto, visando sensibilizar para a importância da preparação e autoproteção para o risco sísmico.

A iniciativa, que tem lugar a nível nacional às 11h15, apela ao envolvimento de todos os cidadãos, individualmente ou em grupo, que são, desta forma, convidados a executar três gestos de autoproteção: baixar-se sobre os joelhos, uma posição que evita a queda durante o sismo; proteger a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos, procurando abrigar-se se possível sob uma mesa resistente; aguardar nessa posição pelo menos um minuto.

Esta campanha de sensibilização e preparação tem como objetivo contribuir para que, em caso de sismo, os cidadãos adotem simples comportamentos de segurança, que podem, no entanto, salvar vidas, procurando promover a discussão e a aprendizagem sobre como agir antes, durante e após um sismo.

“A Terra Treme” é um exercício inspirado no modelo norte-americano ShakeOut, que vai ser realizado pela sétima vez em Portugal, associando-se o Município de Portimão, de igual forma, à iniciativa pela quinta vez consecutiva.

Em Portimão, às 11h15 desta sexta-feira, todos os alunos das escolas do concelho e cidadãos das diferentes entidades públicas e privadas, num universo que conta já com mais de 8 mil pessoas inscritas, vão participar neste exercício, praticando estes importantes gestos de autoproteção.

Certos do interesse e importância desta iniciativa, o município de Portimão convida os Órgãos de Comunicação Social a participarem neste exercício, na Escola Básica Júdice Fialho, na Avenida Fernando Pessoa, Pedra Mourinha. O ponto de encontro está marcado para as 11h00.

Este exercício enquadra-se nos objetivos da Estratégia Internacional para a Redução de Catástrofes das Nações Unidas e no trabalho que tem, inclusive, sido desenvolvido pelo Município de Portimão, nos programas municipais de sensibilização “A Escola e os Riscos… Preparar para Proteger!” e “Idosos Preparados!... Idosos mais Protegidos”, num contexto da Educação para o Risco no nosso concelho.

O exercício público desta sexta-feira, pensado na eventualidade que um tremor de terra pode acontecer a qualquer instante e em qualquer lugar, conta com a colaboração e parceria de diversas empresas e entidades, entre as quais o Município de Portimão, podendo os interessados encontrar toda a informação em www.aterratreme.pt, e ainda realizar o registo, contando oficialmente para o número total de participantes, em www.aterratreme.pt/inscreva-se/. Destaque ainda para a possibilidade de resposta a um inquérito que visa apurar o grau de perceção do risco sísmico em www.aterratreme.pt/inquérito.

 

Por: CM Portimão