O autor é Luis Marques e é um conceituado antropólogo português: vem a Albufeira apresentar o seu mais recente trabalho, «Património Cultural Imaterial - o olhar Antropológico».

 Para falar deste livro, outro conhecido especialista desta área científica: A. Vermelho Corral.  Juntos, vão levar os presentes a uma viagem desde os tempos remotos da humanidade, até à formação do conceito de «património cultural imaterial». A não perder: 28 de novembro, às 14h30, no Arquivo Histórico de Albufeira.No próximo dia 29 de novembro, o Arquivo Municipal de Albufeira acolhe, a partir das 14h30, a apresentação do livro «Património Cultural Imaterial - o olhar Antropológico», de Luís Marques.

Com esta abordagem antropológica ao tema, Luis Marques procura enriquecer o leitor através de uma aproximação aos tempos remotos da humanidade, à diversidade cultural, ao multiétnico mundo não ocidental, ao debate e à ação internacional pré e pós-Convenção para Salvaguarda do Património Cultural Imaterial (UNESCO, 2003), incluindo a documentação geral mais significativa. O autor procura ainda mostrar os antecedentes histórico-culturais e a repercussão político-institucional deste conceito em Portugal, as expressões culturais imateriais aqui consideradas Património Mundial e as que figuram no Inventário Nacional, sem esquecer também toda a legislação relativa a esta temática produzida no país.

Luís Marques é antropólogo e diretor do Curso de Pós-Graduação em Património Cultural Imaterial, bem como Presidente da Associação Portuguesa para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial. O conceituado investigador dedica a obra, sobretudo, a quem age ou se interessa pelo Património Cultural e, em especial, para quem pretende compreender melhor a sua própria cultura e o Património Cultural Imaterial Português.

A apresentação estará a cargo de A. Vermelho Corral, antropólogo, director da Secção de Antropologia da Sociedade de Geografia de Lisboa, co-fundador da Associação Portuguesa para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial.Entrada livre. 

 

Por: CM Albufeira