A Câmara Municipal de Lagos vai manter o seu apoio à Almargem – Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve para que esta entidade possa continuar a desenvolver as ações de manutenção e valorização da Via Algarviana,

 a grande rota pedestre de 300 km de extensão, no ano em que esta celebra 10 anos da sua inauguração. Na mesma reunião, realizada a 13 de novembro último, o Executivo decidiu igualmente apoiar a 3.ª edição do Algarviana Ultra Trail (Alut), uma prova de corrida por trilhos que tem como objetivo dar a conhecer ao mundo as potencialidades do Algarve para a prática desportiva em época baixa, assim como a sua riqueza patrimonial e paisagística.

A Via Algarviana atravessa o território do concelho de Lagos nos setores 12 (Marmelete/Monchique a Bensafrim/Lagos – 30 Km) e 13 (Bensafrim/Lagos até Vila do Bispo – 30,1 km), dispondo também de um percurso de ligação à estação da CP de Lagos (com 10,1 km de extensão), de uma pequena rota pedestre complementar (o percurso «Pedra do Galo», com 6,1 km e localizado na Mata de Barão de São João) e ainda de um percurso áudio-guiado «Lagos dos Descobrimentos» localizado em zona urbana da cidade.

A comparticipação financeira do Município nos trabalhos de manutenção, gestão e promoção da Via Algarviana, permitirá, entre outras ações, a realização da vistoria anual dos traçados, a manutenção da sinalética e trabalhos de pintura, essenciais para que esta Grande Rota esteja operacional, cumprindo a sua função como mais-valia na oferta turística da região. O Barão de São João Walk & Art Fest, recentemente ocorrido, é um dos eventos do produto «Walking & Cycling»que beneficia da existência desta importante infraestrutura regional.

Aprovado foi também um subsídio de 2 mil euros, a atribuir à ATR – Associação Algarve Trail Running, para a realização da 3.ª edição da prova de corrida por trilhos do ALUT – Algarviana Ultra Trail, que irá decorrer no final deste mês (de 28 de novembro a 1 de dezembro), juntando 100 atletas de referência nacional e internacional, representando 8 nacionalidades, que aceitaram o desafio de correr um total de 300 quilómetros, maioritariamente pela Via Algarviana, num tempo limite de 72 horas. A iniciativa pretende contribuir para a divulgação da região do Algarve como destino de excelência para a prática desportiva nas épocas baixas, combatendo desta forma não só a sazonalidade, mas também a desertificação dos territórios de baixa densidade e promovendo a coesão territorial para o desenvolvimento das economias menos favorecidas do interior.

O ALUT é organizado pela ATR – Associação Algarve Trail Running e pela RTA – Região de Turismo do Algarve, em parceria com a Almargem e o apoio da ANA – Aeroporto de Faro. A prova terá início no concelho de Alcoutim e término no concelho de Vila do Bispo, atravessando o concelho de Lagos através dos setores 12 e 13 da Via Algarviana. A Vila de Bensafrim terá um ponto de apoio para os atletas, designado como «Base de Vida». Novidade nesta edição será a emissão em direto da prova, maximizando o potencial de promoção associado ao evento e aos territórios.

 

Por: CM Lagos